02 de Maio, 2025 10h05mSaúde por Rádio Agência Nacional

Minas Gerais amplia teste do pezinho e detecta até 60 doenças raras

Baixar Tocar Recém-nascidos passam a contar com um Teste do Pezinho mais completo em Minas Gerais. A triagem neonatal feita pelo SUS agora identifica até 60 doenças raras nos primeiros dias de vida, entre elas condições metabólicas, genéticas e infecciosas. A ampliação faz parte da terceira fase do Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais e é resultado de uma parceria entre o estado e o Nupad — o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico, da Faculdade de Medicina da UFMG

Recém-nascidos passam a contar com um Teste do Pezinho mais completo em Minas Gerais. A triagem neonatal feita pelo SUS agora identifica até 60 doenças raras nos primeiros dias de vida, entre elas condições metabólicas, genéticas e infecciosas.

A ampliação faz parte da terceira fase do Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais e é resultado de uma parceria entre o estado e o Nupad — o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico, da Faculdade de Medicina da UFMG.

O secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou a união de esforços no evento esta semana que confirmou a efetivação da iniciativa:

"A maioria dos estados não passou de 12 doenças. Nós já estamos chegando a 60, e isso é um mérito do nosso planejamento, mas, em especial, da UFMG e do Nupad, porque, sem eles, nós não conseguiríamos fazê-lo".

O exame deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de tratamento e prevenção de complicações graves.

Em todo o estado, são mais de 4.100 pontos de coleta, entre Unidades Básicas de Saúde e maternidades cadastradas. 

Publicidade

O investimento anual na nova fase do programa é de R$ 64 milhões. A expectativa é garantir mais saúde às crianças e reduzir os impactos futuros para as famílias e para o sistema de saúde.

O Teste do Pezinho começou triando duas doenças: fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito. Em 1998, passou a incluir a doença falciforme e, ao longo dos anos, foi sendo ampliado.

Hoje, sete doenças fazem parte da lista mínima obrigatória do Programa Nacional de Triagem Neonatal. A ampliação em todo o país será feita de forma escalonada, como previsto em lei federal de 2021.

© Edilson Rodrigues/Agência Senado Saúde Exame deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê Belo Horizonte 02/05/2025 - 10:48 Gustavo Abreu - repórter da Rádio Inconfidência teste do pezinho recém-nascido Minas Gerais doenças raras sexta-feira, 2 Maio, 2025 - 10:48 2:00

Publicidade

Notícias relacionadas

Feira do Abacaxi movimenta Aparecida de Minas com cultura, negócios e valorização local

A tradicional Feira do Abacaxi, realizada no distrito de Aparecida de Minas, em Frutal, chega à sua 11ª edição com uma programação que une agronegócio, cultura e desenvolvimento local.

15 de Julho, 2025

Policlínica do Prata amplia atendimento de consultas e entrega de medicamentos

Na última semana, a Policlínica do Prata tem registrado um aumento significativo no número de atendimentos realizados.

14 de Julho, 2025

Cidade do Prata sedia etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais 2025

Teve início ontem a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2025, sediada em nossa cidade. O evento reúne cerca de mil jovens atletas, vindos de nove municípios da região,

07 de Maio, 2025