Nesta semana, a equipe de reportagem do Jornal O Pratense, em parceria com o POD JDACIDADE, esteve no local onde está sendo construída a nova Casa da Cultura do município do Prata. O imóvel, um dos mais antigos da cidade, foi recentemente incorporado ao patrimônio público por meio da administração do prefeito Xexéu, que tem priorizado ações de valorização do patrimônio histórico e cultural do município. A antiga residência, que mantém características arquitetônicas tradicionais, está passando por ampla reforma. O telhado está sendo completamente refeito, com troca ou reforço das estruturas de madeira. As paredes internas estão sendo parcialmente demolidas para adequações e melhorias estruturais, enquanto o piso – anteriormente em madeira em alguns cômodos – foi removido para receber nova base, mas sem descaracterizar o formato original da casa. Segundo os trabalhadores da Construtora Félix, responsável pela obra, o projeto de revitalização prevê a preservação da estrutura e estilo arquitetônico do imóvel, respeitando sua importância histórica para o município.
Com cômodos amplos e detalhes típicos das antigas construções, o espaço se tornará um importante centro cultural da cidade.
Durante a visita, a reportagem também apurou que o prefeito Xexéu pretende prestar uma homenagem à ex-secretária de Cultura, Mayara Passos Macedo, falecida no último ano após uma batalha contra o câncer. O projeto que nomeia oficialmente o espaço como “Casa da Cultura Mayara Passos Macedo” deverá ser encaminhado em breve à Câmara Municipal para aprovação dos vereadores.
A obra, que deve durar aproximadamente 05 meses, é mais uma iniciativa da administração municipal voltada à preservação da história e ao incentivo às atividades culturais no Prata.
O Jornal Pratense seguirá acompanhando o andamento da obra e trará atualizações ao longo da execução do projeto.