
A tradicional Feira do Abacaxi, realizada no distrito de Aparecida de Minas, em Frutal, chega à sua 11ª edição com uma programação que une agronegócio, cultura e desenvolvimento local. O evento acontece entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, promovido pela Copercisco em parceria com a Prefeitura de Frutal, Câmara Municipal e o Sebrae. A feira destaca não só a força da agricultura familiar — com o abacaxi como carro-chefe —, mas também valoriza artistas locais e promove o conhecimento técnico por meio de palestras e rodadas de negócios.
Segundo os organizadores, Aparecida de Minas é uma das maiores produtoras de abacaxi do país, ocupando a sexta posição nacional no ranking de produção. “Realizar essa feira movimenta a economia e o turismo, além de fomentar a cultura e valorizar o trabalho de cooperativas como a Copercisco, que gera produção e riqueza para o município”, destacou Rafael, secretário de Cultura e um dos organizadores.
A parte cultural da programação terá apresentações de artistas regionais a partir das 20h, seguidos por atrações de renome nacional a partir das 23h. A valorização dos talentos locais segue uma legislação municipal que estabelece prioridade aos artistas da cidade em eventos com recursos públicos. Entre os shows confirmados, estão: quinta-feira (31/07): Neto Silva; sexta-feira (01/08): João Vítor & Fernando (locais) e Carreiro & Capataz + DJ Bob Stewart; sábado (02/08): Cleiton & Rafael (locais), Pedro Paulo & Alex + DJ Thalia e domingo (03/08): show infantil às 16h, depois Marques & Amarildo e Kenny Rogers (locais).
A feira terá ainda rodadas de negócios, com preços, prazos e condições especiais, possibilitando aos produtores fecharem negócios vantajosos, inclusive com aquisição de tratores e equipamentos com prazos de até oito anos. Na última edição, a movimentação chegou a mais de R$ 6 milhões.
A programação também inclui a Cooper Kids, iniciativa em parceria com o Sebrae voltada à educação rural nas escolas, buscando fortalecer o vínculo das novas gerações com o campo e garantir a sucessão nas propriedades. Na quinta-feira (31), a abertura oficial ocorre às 17h, seguida de palestra com Ricardo Tuller, que abordará o tema da sucessão no campo. Outras atividades técnicas e comerciais estão previstas ao longo dos dias seguintes, com destaque para o fortalecimento do setor produtivo.
O evento se consolida como um dos principais marcos do calendário rural e cultural de Frutal, integrando tradição, conhecimento e entretenimento em um só espaço.
Foto: Samir Alouan
Publicidade