
O Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Procon-MPMG e da 8ª Promotoria de Justiça de Uberaba, em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), interditou um entreposto clandestino de queijos no município. A ação ocorreu após denúncia recebida pelo IMA, que apontava irregularidades no funcionamento do local.
De acordo com a fiscalização, a queijaria não possuía licença para operar nem o selo de inspeção obrigatório por lei. Além disso, foram encontradas condições higiênico-sanitárias precárias, com graves irregularidades como produtos sem rótulo, embalagens ilegíveis, utilização de insumos sem prazo de validade e ausência de responsável técnico habilitado.
Durante a vistoria, mais de 250 quilos de queijos impróprios para consumo foram apreendidos e descartados em aterro sanitário. Diante das constatações, o estabelecimento foi interditado e autuado, e processos administrativos serão instaurados tanto pelo Procon-MPMG quanto pelo IMA.
O promotor de Justiça de Defesa do Consumidor de Uberaba, Renato Teixeira, destacou a importância da ação.
— “A medida foi necessária para proteger a saúde da população, diante das graves irregularidades sanitárias e da ausência de licença e inspeção obrigatória. O MPMG reafirma seu compromisso em coibir práticas que coloquem em risco a segurança alimentar e assegurar que apenas produtos regulares e fiscalizados cheguem ao consumidor”, afirmou.
👉 A interdição reforça a necessidade de atenção redobrada do consumidor na hora de adquirir alimentos, garantindo que tenham procedência legal e inspeção sanitária.
Reprodução: Rede Social