
Com foco em garantir mais segurança hídrica para os cerca de 13 mil moradores de Planura, no Triângulo Mineiro, a Copasa está realizando um conjunto de obras que já soma mais de R$ 500 mil em investimentos. As ações permitiram ampliar em 15% a produção de água na cidade e novas etapas estão em andamento para que esse número seja ainda maior.
O avanço foi possível graças à nova Estação de Tratamento de Água (ETA), colocada em operação em 2024. Até o fim deste mês, também deve entrar em funcionamento um novo reservatório com capacidade para armazenar até 250 mil litros.
Segundo o gerente regional da Copasa, Júlio Cézar Silva, a obra representa um salto na qualidade do serviço prestado.
“Com maior volume desse recurso, quando precisarmos interromper o fornecimento para alguma manutenção, os imóveis ficarão menos tempo sem água, e o abastecimento será normalizado de maneira mais ágil”, explicou o gestor, que apresentou o projeto na Câmara Municipal.
Mais melhorias a caminho
Além do novo reservatório, será instalado um booster — bomba responsável por injetar na rede de distribuição a água que chega aos 5.736 imóveis de Planura. As unidades da Copasa no município também passaram por reforma, visando melhorar o atendimento à população.
Outro ponto em andamento é a licitação para aquisição de peças que vão ampliar a capacidade da nova balsa flutuante sobre o rio Grande, manancial que abastece a cidade. Assim que equipada, a estrutura permitirá novo aumento de 15% na produção de água.
Histórico de atuação
Presente em Planura desde 1979, a Copasa distribui, diariamente, cerca de 2,5 milhões de litros de água. A companhia reforça que atua com agilidade em demandas de manutenções corretivas e preventivas, buscando garantir qualidade e regularidade no abastecimento.
Reprodução: Rede Social