28 de Junho, 2023 11h06mCausa Animal

IBAMA responde Secretaria de Meio Ambiente sobre o caso das capivaras no lago

Com o surgimento dos primeiros casos de febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato-estrela cujo um dos principais hospedeiros é a capivara, a Secretaria do Meio Ambiente está mantendo contato com os órgãos ambientais competentes para que seja

Com o surgimento dos primeiros casos de febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato-estrela cujo um dos principais hospedeiros é a capivara, a Secretaria do Meio Ambiente está mantendo contato com os órgãos ambientais competentes para que seja feita a remoção dos animais que vivem no Parque dos Lagos. 

Mas essa transferência não pode ser feita pela própria Secretaria, é preciso que esse translado seja feito por algum órgão ambiental federal. Por isso, a SEMMA entrou em contato com o a unidade do IBAMA que funciona na cidade Uberlândia.

Contudo, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis afirmou que o órgão não realiza a remoção de animais silvestres. Além disso, o IBAMA afirma que a remoção das capivaras não parece a solução mais adequado para o caso, já que não existem evidências de que as capivaras que vivem no Parque dos Lagos sejam portadoras da bactéria da febre maculosa.

O representante do órgão ainda marcou uma reunião entre funcionários do IBAMA e servidores da SEMMA para a próxima sexta-feira, dia 30 de junho.

Publicidade

O encontro servirá para que sejam implantadas ações que evitem o contato entre a população humana e os animais silvestres.

O secretário do meio ambiente, Fabiano Vieira, ressalta que a SEMMA está tomando todas as medidas ao alcance da pasta para evitar que algum caso da doença seja registrado em Frutal. “Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance, mas ainda não recebemos o respaldo necessário dos órgãos competentes. A nossa preocupação é que essa autorização só ocorra quando já for tarde demais quando algum morador da nossa cidade já tenha sido acometido por essa doença tão grave”, finaliza Fabiano.

#PrefeituradeFrutal 

#OPovoEmPrimeiroLugar

Publicidade

Notícias relacionadas

A Prefeitura de Campina Verde realiza reunião técnica sobre riscos psicossociais no ambiente de trabalho

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da área de Saúde e Segurança do Trabalho, promoveu uma importante reunião técnica com foco na abordagem dos riscos psicossociais no ambi

20 de Janeiro, 2026

Polícia Civil conclui investigação sobre ato obsceno no Condomínio Parque Lago e Sol; delegado pede fim de discursos de ódio nas redes

A Polícia Civil de Frutal concluiu, nesta quarta-feira (10), a investigação sobre o ato obsceno registrado no último fim de semana em um catamarã no Condomínio Parque Lago e Sol, episódio que g

10 de Dezembro, 2025

Mamografia avança no país e alcança mais de 90% das mulheres na faixa recomendada

Dados do Vigitel, sistema do Ministério da Saúde, indicam avanço expressivo na realização de mamografias no Brasil.

09 de Fevereiro, 2026