
A agente de endemias Sara Pereira representou o município de Itapagipe em um treinamento sobre o projeto Ouvitrampa, promovido pela Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, nos dias 14, 15 e 16 de outubro.
Itapagipe foi um dos municípios contemplados a participar da capacitação, que incluiu aulas teóricas e práticas em campo. O objetivo foi preparar os profissionais para a implantação de uma nova pesquisa que será realizada em breve no município.
O método Ouvitrampa consiste em uma armadilha utilizada para a contagem de ovos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ferramenta permite identificar áreas com maior incidência do inseto, monitorar o aumento ou a redução dos focos e direcionar ações mais eficazes para eliminar possíveis criadouros.
“O curso foi ótimo! Durante as aulas práticas, todas as dúvidas foram esclarecidas. Com o acompanhamento e a monitorização constantes, o município e toda a população só têm a ganhar. Estamos ansiosos para dar início ao projeto”, destacou a agente Sara Pereira.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a capacitação representa mais um avanço no fortalecimento das ações de vigilância no município.
“Esse projeto trará informações mais precisas sobre a presença do mosquito e permitirá que as equipes atuem de forma ainda mais eficiente no controle da dengue”, ressaltou a pasta.
A Prefeitura de Itapagipe reforça o pedido à população para que receba bem os agentes de endemias e colabore no combate à dengue, mantendo quintais limpos e livres de recipientes que acumulem água.
Prefeitura de Itapagipe – Fazendo Sempre Mais Por Você!

























