13 de Agosto, 2025 14h08mPolítica

Nilmário deixa Ministério dos Direitos Humanos e volta a Minas para atuar na pré-campanha de Rodrigo Pacheco

O ex-ministro e assessor especial do Ministério dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, anunciou sua saída do cargo para retornar a Minas Gerais e integrar a articulação política em torno de uma possível candidatura do senador Rodrigo Pacheco (PSD)

O ex-ministro e assessor especial do Ministério dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, anunciou sua saída do cargo para retornar a Minas Gerais e integrar a articulação política em torno de uma possível candidatura do senador Rodrigo Pacheco (PSD) ao governo do estado em 2026. A decisão foi confirmada nesta terça-feira (12) ao portal O Fator.
Embora Pacheco ainda não tenha oficializado sua intenção de disputar o cargo, Nilmário afirmou que pretende ajudar a construir uma frente ampla envolvendo centro democrático, esquerda e centro-esquerda. A ideia é promover alianças em municípios onde PT e PSD hoje atuam como adversários. Nesse cenário, ele defende que a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), seja a vice na chapa.
Segundo o ex-ministro, a decisão foi motivada por dois fatores: o tempo de atuação em Brasília — dois meses durante a transição e mais de dois anos no ministério — e a necessidade de se desvincular da estrutura do governo federal para trabalhar em pautas político-eleitorais. “Não posso misturar o trabalho do ministério com a organização partidária”, declarou.
Nilmário também apontou a chamada “guerra híbrida” como um dos motivos para sua saída, citando o que considera uma “ofensiva imperialista” e defendendo a mobilização de forças políticas em Minas para enfrentar esse cenário.
Ele ressaltou que não será candidato e que sua atuação será focada exclusivamente em fortalecer a pré-campanha de Pacheco. “Acredito que ele será candidato. Qual político não deseja governar seu estado?”, afirmou.

Reprodução: Rede Social 

Publicidade

Notícias relacionadas

Semana de volta às aulas em Conceição das Alagoas traz novidades e cuidado com a saúde bucal dos alunos

A volta às aulas em Conceição das Alagoas começou com uma novidade especial para os estudantes da rede municipal.

12 de Agosto, 2025

Governo de Minas apresenta 343 imóveis para abater dívida com a União; proposta será discutida na ALMG

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) discute, às 11h desta quinta-feira (29), o Projeto de Lei 3.733/2025, que autoriza o governo estadual a

29 de Maio, 2025

Frutal recebe evento do Ministério da Cultura com foco na prestação de contas e fortalecimento da rede cultural

No próximo dia 22 de agosto, Frutal será palco de um importante encontro voltado ao setor cultural e à sociedade civil.

15 de Agosto, 2025