
No próximo dia 22 de agosto, Frutal será palco de um importante encontro voltado ao setor cultural e à sociedade civil. O evento, intitulado “Diálogos Prestação de Contas de Projetos Culturais Focada no Objeto”, contará com palestra da promotora do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Mariana Leão, e marcará o lançamento da Rede de Pontos de Cultura da Região de Frutal-MG.
A iniciativa integra o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), do Ministério da Cultura (MinC), e é coordenada por Otávio Luiz Machado, Agente Territorial de Cultura (ATC) que atua na região imediata de Frutal — abrangendo os municípios de Comendador Gomes, Fronteira, Itapagipe, Pirajuba e Planura. O formato de oficina pretende aprofundar aspectos do novo Marco Regulatório do Fomento à Cultura, reunindo técnicos, gestores municipais, fazedores de cultura, instituições parceiras e demais interessados.
Segundo a organização, a parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Frutal, o Conselho Municipal de Cultura, o Ministério Público de Minas Gerais e os pontos de cultura locais é estratégica para o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC), ferramenta que garante a gestão compartilhada de políticas públicas culturais entre União, estados, municípios e sociedade civil.
A expectativa é que servidores da área de cultura, controle e prestação de contas participem, assim como lideranças e agentes culturais, ampliando o diálogo entre poder público e comunidade para superar desafios e ampliar o acesso às políticas culturais.
O evento acontecerá no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Frutal – Rua Iturama, 1491, parte inferior do Centro Yara Lins. Maiores Informações: (31) 99658-9290