29 de Maio, 2025 11h05mImposto

Justiça dos EUA considera ilegais tarifas unilaterais impostas por Donald Trump

Um colegiado do Tribunal de Comércio Internacional dos Estados Unidos decidiu, nesta quarta-feira (28), que o ex-presidente Donald Trump não tinha autoridade legal para impor tarifas unilaterais sobre produtos importados de outros países.

Um colegiado do Tribunal de Comércio Internacional dos Estados Unidos decidiu, nesta quarta-feira (28), que o ex-presidente Donald Trump não tinha autoridade legal para impor tarifas unilaterais sobre produtos importados de outros países. A decisão anula as tarifas e as declara como ilegais.

A medida foi motivada por ações judiciais movidas por cinco empresas e por um grupo de procuradores estaduais, que contestaram a legalidade das tarifas impostas durante o governo Trump. Segundo a emissora ABC News, os advogados das empresas argumentaram que o ex-presidente fabricou uma suposta emergência para justificar as medidas. "Sua alegada emergência é fruto de sua própria imaginação", disseram em documento. "Déficits comerciais, que persistem há décadas sem causar danos econômicos, não são uma emergência."

Na decisão unânime, os três juízes do tribunal reforçaram que cabe ao Congresso dos Estados Unidos a autoridade para impor tarifas comerciais. Para o colegiado, não existia uma "ameaça incomum e extraordinária" que permitisse ao ex-presidente agir de forma autônoma nesse tema.

Publicidade

A decisão representa um revés significativo para a política comercial adotada por Trump, que durante seu mandato impôs diversas barreiras tarifárias com o argumento de proteger a indústria nacional e reduzir o déficit comercial dos Estados Unidos.

Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Lula finaliza plano aos setores afetados por tarifaço de Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, devem discutir, nesta segunda-feira (11), os últimos det

11 de Agosto, 2025

Lindbergh Farias solicita ao STF medidas cautelares contra Eduardo Bolsonaro por risco de obstrução à justiça

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, protocolou nesta terça-feira (22/7) uma petição junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) so

23 de Julho, 2025

📰 JUSTIÇA ABSOLVE EX-VEREADORA DE UBERLÂNDIA POR FALTA DE PROVAS

A ex-vereadora de Uberlândia, Pâmela Volp , foi absolvida pela Justiça das acusações de peculato, após ter sido denunciada em 2019 pelo Ministério Público de Minas Gerais.

18 de Julho, 2025