08 de Outubro, 2025 11h10mExploração

Minas Gerais lidera número de novas inclusões na lista suja do trabalho escravo no país

O superintendente do Trabalho em Minas Gerais, Carlos Calazans, entregou nesta terça-feira (7) ao procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF), Carlos Henrique Dumont Silva, a nova versão da lista suja do trabalho escravo, documento que reún

O superintendente do Trabalho em Minas Gerais, Carlos Calazans, entregou nesta terça-feira (7) ao procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF), Carlos Henrique Dumont Silva, a nova versão da lista suja do trabalho escravo, documento que reúne empregadores flagrados explorando trabalhadores em condições análogas à escravidão no Brasil.

A atualização nacional incluiu 159 novos nomes entre 2020 e 2025. Apenas em Minas Gerais, foram registradas 33 novas inserções, o que representa um crescimento de 20% em relação ao levantamento anterior, de 2024. “Em segundo lugar, vem São Paulo, com 19 novas ocorrências. Ou seja, se São Paulo, que é um estado tão populoso e denso, teve 19 nomes incluídos na lista suja, Minas Gerais teve 33, quase o dobro do segundo colocado”, destacou Calazans.

Os casos mais recorrentes estão ligados à pecuária de corte, aos serviços domésticos e ao cultivo agrícola, que concentram cerca de 70% das ocorrências.

Publicidade

Segundo o superintendente, o alto número de registros em Minas não significa maior incidência de trabalho escravo, mas sim maior eficiência das fiscalizações realizadas no estado. “Minas responde por quase 20% dos casos de todo o país, mas esse número, segundo ele, não indica que o estado tenha mais trabalho escravo, e sim que há maior eficiência nas fiscalizações”, afirmou.

Denúncias de trabalho análogo à escravidão podem ser realizadas de forma online e sigilosa pelo Sistema Ipê, plataforma oficial do governo federal destinada ao recebimento dessas ocorrências.

Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Minas Gerais registra feminicídio a cada três dias no primeiro semestre de 2025

Minas Gerais registrou, em média, um feminicídio a cada três dias no primeiro semestre de 2025, segundo dados do Mapa Nacional da Violência de Gênero.

27 de Agosto, 2025

Secretaria de Segurança anuncia mudanças no trânsito na região do Alvorada Praia Clube

A Secretaria de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana informou que, nas próximas semanas, serão implementadas alterações no sistema viário no entorno do Alvorada Praia Clube.

18 de Agosto, 2025

Frutal aguarda definição do Ministério das Cidades para divulgar lista de inscritos no Minha Casa Minha Vida

O prefeito de Frutal, Bruno Augusto esteve em Brasília para tratar de pautas relacionadas ao município, informou que ainda aguarda posicionamento do Ministério das Cidades para a publicação da l

11 de Agosto, 2025