Organizando a sala de aula – tempo e espaço
O trabalho educativo não se restringe à sala de aula, mas, se a configuração desse ambiente for acolhedora, poderá favorecer o trabalho pedagógico que nela é realizado. Por isso, é importante que o diretor de escola considere os cuidados com os aspectos físicos como determinantes dos aspectos pedagógicos. Para que o ambiente da sala de aula deixe de ser tumultuado e se transforme em produtivo, é fundamental que o professor antecipe para os alunos qual vai ser a rotina diária dos trabalhos. Essa informação ajuda a orientá-los, tornando-os mais autônomos e liberando o professor para ajudar aqueles que estão precisando de auxílio. Nesse sentido, é importante que o professor invista, junto com seus alunos, na construção coletiva das regras de conduta, definindo os direitos e os deveres que regularão o cotidiano em sala de aula. Para tanto, ele deverá compreender que é preciso envolver os alunos na discussão do que é possível e aceitável em sala de aula, deixando claro que as regras acordadas podem sempre ser mudadas, caso deixem de ser consensuais. Isso implica constante negociação, mas permite ao professor recorrer, sempre que necessário, ao acordo firmado pela classe.
Apresentação do espaço
Outro aspecto importante é a apresentação e a organização da sala de aula. Um ambiente sujo, de aspecto desleixado e com cadeiras quebradas, é o primeiro indício de que algo vai mal. A hostilidade do ambiente causa desprazer, e o desprazer repercute na aprendizagem. A forma como a sala de aula está arrumada reflete, ainda, a concepção de aprendizagem daquele que ensina: cadeiras enfileiradas, com alunos um atrás do outro, indicam que se espera apenas atenção aos ensinamentos do mestre, sem conversas entre colegas nem confronto de ideias. Quando o arranjo da sala de aula muda em função da tarefa, evidencia uma distinta concepção do significado de aprender: um ato dinâmico, estimulante e instigante, do qual todos querem, podem e devem participar, compartilhar saberes, dialogar, debater e produzir conhecimento entre pares.
Gestão do tempo
Além da organização do espaço físico, também é importante que o diretor de escola esteja atento à forma como o tempo é gerido pelos professores quando estão encaminhando as propostas pedagógicas em sala de aula, observando se as aulas têm um ritmo adequado com início, meio e fim; se há um planejamento que contemple as diferentes etapas da atividade e o tempo destinado para cada uma delas, como, por exemplo, a realização de um exercício seguido de uma discussão e uma revisão em dupla; se há espaço para que os alunos explicitem suas dúvidas e estas possam ser trabalhadas com o professor ou com um colega; entre outros aspectos que possam surgir no dia a dia da sala de aula.