
Entre os dias 10 e 13 de junho, o município de Frutal sediou a Qualificação de Supervisores de Atividades de Controle Vetorial do Aedes aegypti, Módulo II, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba.
O evento reuniu coordenadores de Vigilância em Saúde, vigilância ambiental e supervisores de campo da microrregião de Frutal e Iturama, abrangendo profissionais de 11 municípios. A programação contou com oficinas, palestras e atividades práticas voltadas à atualização das estratégias de enfrentamento das arboviroses urbanas, como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.
De acordo com Jovino Adriano Ambrósio Baldo, coordenador do Núcleo de Endemias do município, a qualificação foi essencial para fortalecer as ações no território. “todos os pontos abordados foram importantes, mas eu destaco principalmente a maneira que o agente de endemias deve fazer o seu trabalho, especialmente de abordagem e orientação ao morador conscientizando-o de que cada um deve fazer a sua parte nesta luta”, afirmou.
Na sexta-feira (13), o encerramento da capacitação contou com aulas práticas sobre técnicas de borrifação e uso da bomba UBV leve motorizada, utilizada em situações de notificação de casos de arboviroses.
A superintendente regional de Saúde, Ana Maria de Oliveira Bernardes, enfatizou a relevância da qualificação: “é um momento promovido pela Secretaria de Estado em que as equipes estão sendo capacitadas para as modificações de novas tecnologias a serem usadas no combate ao mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses”.
A secretária municipal de Saúde de Frutal, Gilci Pansani, também destacou a importância do evento. “o município teve a honra de participar desta capacitação intensiva, agradeço a presença dos supervisores e coordenadores e parabenizo a Prefeitura, o Estado e a Regional por esta iniciativa. Precisamos pensar no combate ao mosquito o ano todo, por isso, o município tem intensificado as visitas domiciliares, as orientações e utilizado das técnicas necessárias para o combate ao mosquito Aedes”, concluiu.