PF faz buscas em endereços de Vorcaro, irmã e cunhado em segunda fase de operação sobre irregularidades no Banco Master
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (14), a segunda fase da Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de irregularidades envolvendo o Banco Master.
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (14), a segunda fase da Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de irregularidades envolvendo o Banco Master. A ação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e tem como foco aprofundar indícios de gestão fraudulenta na instituição financeira.
Entre os alvos de busca e apreensão está, novamente, o banqueiro Daniel Vorcaro. A operação também mira endereços ligados à irmã, ao cunhado e a um primo do banqueiro, todos suspeitos de envolvimento em operações financeiras fraudulentas relacionadas ao banco.
Durante a ação, o empresário Fabiano Zettel, cunhado de Vorcaro, foi preso ao tentar embarcar para os Emirados Árabes Unidos. Ao todo, a Polícia Federal cumpre 42 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Segundo as investigações, o Banco Master teria utilizado fundos de investimento da região da Faria Lima para realizar operações financeiras irregulares. Por esse motivo, fundos e empresários ligados a essas operações também passaram a ser investigados, incluindo o empresário Nelson Tanure.
A nova fase da operação se baseia em dois conjuntos de provas: os elementos colhidos na primeira etapa da Compliance Zero, deflagrada em novembro, que apurou suspeitas na tentativa de venda do Banco Master ao Banco Regional de Brasília (BRB), e uma nova comunicação de crime feita pelo Banco Central, detalhando indícios de fraudes envolvendo fundos de investimento.
Com base nas informações reunidas, a Justiça autorizou o bloqueio de R$ 5,7 bilhões pertencentes aos investigados. A suspeita é de que os valores tenham sido desviados da contabilidade do banco para o patrimônio pessoal de Vorcaro e de pessoas próximas, por meio dessas operações financeiras.
Em nota, a defesa de Daniel Vorcaro afirmou que o banqueiro tem colaborado integralmente com as autoridades e que todas as determinações judiciais serão cumpridas com total transparência. A defesa declarou ainda confiança no devido processo legal e reforçou que Vorcaro permanece à disposição para prestar esclarecimentos sempre que solicitado.
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (18/11) a Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de fraude na emissão de títulos de crédito por instituições financeiras do
O processo de canonização do Frei Gabriel, frade capuchinho reconhecido por sua trajetória de caridade, humildade e dedicação aos mais necessitados, entrou em uma etapa decisiva em Roma.
Neste domingo (14/12), foi realizada uma importante ação de saúde bucal no Centro de Comercialização da Agricultura Familiar, reforçando o compromisso com o cuidado e o bem-estar da população.