15 de Maio, 2025 15h05mSaúde

Agentes de Saúde e de Endemias participam da segunda etapa do projeto “Mais Saúde com Agente” em Frutal

Em Frutal, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) iniciaram a segunda etapa do projeto “Mais Saúde com Agente”, uma iniciativa nacional que visa fortalecer a atuação desses profissionais por meio de formação

Em Frutal, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) iniciaram a segunda etapa do projeto “Mais Saúde com Agente”, uma iniciativa nacional que visa fortalecer a atuação desses profissionais por meio de formação técnica especializada. O projeto é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Com duração de oito meses, o curso alia teoria e prática e tem como sede local o espaço Uaitec. A preceptora Suzilei Ferreira Silva Faria é responsável pela condução da turma mista de Frutal, que reúne ACSs e ACEs. Já a enfermeira Graziela Calixto acompanha a turma específica dos Agentes de Combate às Endemias.
A formação é dividida em dois eixos. O curso técnico para Agente Comunitário de Saúde capacita os profissionais para atuarem na identificação, prevenção e controle de doenças, além de aprimorar os processos de trabalho com base em indicadores de saúde integrados à Vigilância em Saúde. Já o curso técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias prepara os ACEs para atuarem diretamente na identificação de fatores de risco e sinais precoces de doenças, considerando aspectos biológicos, sociais, ambientais e culturais do território.
De acordo com Suzilei, a proposta do curso é promover um cuidado mais abrangente e qualificado à população, por meio da integração entre os dois perfis profissionais. “Ao final do curso, a expectativa é que o agente esteja habilitado a oferecer um diferencial nas visitas domiciliares, com cuidado integrado entre ACS e ACE, possibilitando a promoção, a prevenção e a redução de danos no território trabalhado”, explica.
Um dos avanços práticos mais esperados é a habilitação dos ACSs para aferição de pressão arterial e glicemia capilar, o que representa um reforço significativo para o atendimento multiprofissional nas unidades de saúde e um benefício direto à população atendida.
Com essa capacitação, o município de Frutal dá mais um passo rumo ao fortalecimento da atenção primária, apostando na valorização e qualificação dos agentes que atuam diretamente junto à comunidade.

Publicidade

Notícias relacionadas

Profissionais de Pirajuba participam de encontro estratégico com o Ministério da Saúde

Representantes da Saúde de Pirajuba participaram, nesta semana, de uma reunião regional promovida pela Estratégia e-SUS Atenção Primária à Saúde (APS), em Araxá (MG).

13 de Maio, 2025

Prefeito Bruno Augusto e presidente Fernando da Quineira, acompanham obras de recapeamento em Frutal

Nesta semana, o prefeito de Frutal, Bruno Augusto, esteve ao lado do presidente da Câmara Municipal, Fernando da Quineira, acompanhando de perto as obras de recapeamento asfáltico que estão sendo r

13 de Maio, 2025

Câmara de São Francisco de Sales destaca ações em prol da zona rural e agradece apoio do Executivo

Na última sessão da Câmara Municipal de São Francisco de Sales, realizada nesta semana, os vereadores utilizaram a tribuna para expressar seu agradecimento ao Poder Executivo por ações realizada

13 de Maio, 2025