15 de Julho, 2025 12h07mPolítica

PGR pede condenação de Jair Bolsonaro por liderar organização criminosa com objetivo de golpe de Estado

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou nesta segunda-feira (14/7) as alegações finais no processo que apura a atuação de um grupo acusado de tentar subverter a ordem democrática no Brasil.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou nesta segunda-feira (14/7) as alegações finais no processo que apura a atuação de um grupo acusado de tentar subverter a ordem democrática no Brasil. No documento encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), Gonet pede a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de liderar uma organização criminosa que teria atuado para promover um golpe de Estado.

Segundo a manifestação da Procuradoria-Geral da República, o grupo classificado como o "núcleo 1" da ação penal, foi composto por figuras-chave do governo federal, integrantes das Forças Armadas e de órgãos de inteligência, que teriam executado um plano “progressivo e sistemático” para atacar as instituições democráticas.

"O grupo, liderado por JAIR MESSIAS BOLSONARO e composto por figuras-chave do governo, das Forças Armadas e de órgãos de inteligência, desenvolveu e implementou plano progressivo e sistemático de ataque às instituições democráticas, com a finalidade de prejudicar a alternância legítima de poder nas eleições de 2022 e minar o livre exercício dos demais poderes constitucionais, especialmente do Poder Judiciário", afirma o procurador-geral no parecer.

Publicidade

A entrega das alegações finais ocorre após o término do prazo de 15 dias determinado pelo relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes. Este é o último passo antes do julgamento pela Primeira Turma do STF.

Nas alegações, a PGR apresenta sua versão dos fatos com base em provas, depoimentos de testemunhas e interrogatórios, buscando sustentar juridicamente a acusação de que Bolsonaro liderou uma estrutura com fins golpistas.

Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Polícia Militar alerta comerciantes sobre tentativa de golpe por telefone no Prata

A Polícia Militar do Prata, por meio do policial militar Bruno Ázara, emitiu um importante alerta direcionado aos comerciantes da cidade.

14 de Julho, 2025

MPF pede suspensão do segundo Concurso Nacional Unificado por falhas em critérios de cotas

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação na Justiça Federal do Distrito Federal pedindo a suspensão do segundo Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), previsto para ocorrer ainda

04 de Julho, 2025

Patrulha Rural de Iturama apreende menor por furto e golpe via Pix em Irmãos Roncolato

Na última quinta-feira, 19 de junho de 2025, a Patrulha Rural de Iturama foi acionada para atender a uma ocorrência que combinava furto e estelionato, registrada na comunidade rural de Irmãos Ronco

24 de Junho, 2025