03 de Julho, 2025 21h07mGeral por Agência Brasil

MP denuncia tenente-coronel por invasão de domicílio e constrangimento

O tenente-coronel Ivan Souza Blaz Júnior, da Polícia Militar do Rio de Janeiro, foi denunciado nesta quinta-feira (3) pelo Ministério Público do estado (MPRJ) pelos crimes de constrangimento ilegal e invasão de domicílio

O tenente-coronel Ivan Souza Blaz Júnior, da Polícia Militar do Rio de Janeiro, foi denunciado nesta quinta-feira (3) pelo Ministério Público do estado (MPRJ) pelos crimes de constrangimento ilegal e invasão de domicílio. O caso ocorreu em janeiro deste ano, em um prédio residencial de luxo, na zona sul do Rio. 

O Grupo de Atuação Especial em Segurança Pública do Ministério Público (Gaesp) também requereu a suspensão da função pública do militar. 

De acordo com a denúncia, Blaz coordenou uma operação de inteligência após receber denúncia anônima de que o narcotraficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão, estaria em visita ao pai em um apartamento no edifício. Na ocasião, Blaz era comandante do 2º batalhão da PM, Botafogo e, mesmo sem mandado judicial ou indícios concretos de crime em flagrante, autorizou a operação e o ingresso forçado de policiais militares no imóvel.  

Publicidade

Ele participou da ação de bermuda, com a camisa amarrada na cabeça e com um uma lata de cerveja na mão. Usando uma pistola, rendeu o porteiro e dois moradores do prédio e apreendeu os celulares das pessoas.

Antes de assumir o comando do batalhão de Botafogo, Blaz foi porta-voz da corporação. Atualmente, o tenente-coronel está lotado na Diretoria-Geral de Pessoal, quando o militar fica sem função na instituição.

O processo tramita junto à Auditoria da Justiça Militar da corporação. A Agência Brasil entrou em contato com a Polícia Militar e aguarda retorno.

Publicidade

Notícias relacionadas

Polícia Militar prende dois jovens por roubo e tráfico de drogas em Frutal

A Polícia Militar prendeu em flagrante dois jovens de 19 anos após um roubo consumado registrado na noite de quarta-feira (8), em Frutal, no Triângulo Mineiro.

09 de Janeiro, 2026

Justiça Eleitoral cassa prefeito e vice de Grupiara por abuso de poder político e econômico

A Justiça Eleitoral de Minas Gerais decidiu pela cassação dos mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Grupiara, eleitos no pleito municipal de 2024, após reconhecer a prática de abuso de poder

16 de Dezembro, 2025

Polícia Militar e Prefeitura realizam operação de assistência a moradores vulneráveis e prendem foragido por homicídio

A Polícia Militar de Fronteira, em parceria com diversos setores da Prefeitura Municipal, realizou na quinta-feira, 4 de dezembro, uma operação integrada voltada ao atendimento de moradores de rua

08 de Dezembro, 2025