12 de Março, 2026 15h03mSaúde

Projeto de prevenção ao câncer de mama chega a Pirajuba com exames gratuitos e tecnologia de Inteligência Artificial

A cidade de Pirajuba passa a contar com uma nova iniciativa voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.

A cidade de Pirajuba passa a contar com uma nova iniciativa voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. O Projeto Linda Lifetech oferecerá exames preventivos gratuitos, rápidos e não invasivos para mulheres do município, ampliando o acesso aos cuidados com a saúde feminina.
A ação é realizada em parceria com o Hospital de Câncer Hélio Angotti, responsável pela implantação do protocolo LINDA, e conta com apoio do deputado federal Zé Vitor. O anúncio da chegada do projeto ao município foi feito pelo assessor parlamentar João Paulo durante visita à Prefeitura, em reunião com o prefeito Airton Alves, conhecido como Gauchinho.
A iniciativa utiliza uma tecnologia inovadora que combina termografia com Inteligência Artificial para identificar alterações térmicas nas mamas. O sistema é capaz de apontar indícios de lesões suspeitas ainda em estágios iniciais, inclusive nódulos muito pequenos, o que aumenta significativamente as chances de tratamento eficaz e de cura.
O exame realizado pelo dispositivo LINDA é indolor, rápido e não invasivo. A partir da avaliação inicial, outros exames podem ser indicados conforme a idade da paciente. Para mulheres entre 20 e 39 anos, será realizada a termografia e, caso necessário, o exame poderá ser complementado com ultrassonografia. Já para mulheres a partir dos 40 anos, a avaliação pode incluir também a mamografia.
Os atendimentos serão realizados pelo Hospital de Câncer Hélio Angotti, enquanto a Prefeitura de Pirajuba ficará responsável por organizar o transporte das pacientes até a unidade de saúde, garantindo o acesso das mulheres do município ao programa.
As interessadas devem procurar a unidade de saúde da família (PSF) mais próxima para realizar o cadastro neste sábado, 14 de março, das 8h às 17h. É necessário apresentar cópias de documentos pessoais (RG e CPF), título de eleitor, cartão do SUS e comprovante de endereço.
A iniciativa reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce como aliados fundamentais no cuidado com a saúde da mulher. Especialistas destacam que, quando identificado no início, o câncer de mama apresenta altas chances de cura — reforçando a mensagem de que a prevenção deve ser praticada durante todo o ano, e não apenas no período do Outubro Rosa.

Publicidade

Notícias relacionadas

Mutirão de Litotripsia avança em Iturama e reforça compromisso com a saúde da população

A Prefeitura de Iturama, por meio do Hospital do Povo, realizou mais uma importante ação voltada à ampliação do acesso à saúde especializada no município.

15 de Junho, 2026

Planura firma parceria com a UEMG-Frutal para desenvolvimento de novo projeto no município

A Prefeitura de Planura deu mais um passo importante rumo ao fortalecimento das ações voltadas ao desenvolvimento local ao firmar uma nova parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG

19 de Junho, 2026

Gestantes participam de encontro com orientações sobre cuidados com o bebê, vacinação e prevenção de acidentes em Fronteira

A Prefeitura de Fronteira promoveu mais uma importante ação voltada à saúde materno-infantil, reunindo gestantes do município para uma série de orientações sobre os cuidados com o recém-nasci

15 de Junho, 2026