03 de Julho, 2025 10h07mSaúde

Professor é indiciado por colocar saúde de 43 alunos em risco ao reutilizar agulha em aula prática no ES

Caso ocorreu em março em escola estadual de Laranja da Terra e foi denunciado por pai de estudante; Polícia Civil investiga prática sem autorização da escola ou dos pais.

Caso ocorreu em março em escola estadual de Laranja da Terra e foi denunciado por pai de estudante; Polícia Civil investiga prática sem autorização da escola ou dos pais.
A Polícia Civil do Espírito Santo indiciou nesta semana um professor de uma escola estadual do município de Laranja da Terra, na região serrana do estado, por colocar em risco a vida ou a saúde de 43 alunos do ensino médio. O docente utilizou a mesma agulha para furar os dedos dos estudantes durante uma aula prática sobre tipos sanguíneos, sem o uso de materiais descartáveis ou autorização institucional.
O episódio aconteceu em março deste ano, mas veio à tona após o pai de uma aluna denunciar o caso às autoridades. A prática envolveu alunos de 16 e 17 anos, de quatro turmas da 2ª e 3ª séries do ensino médio.
Em depoimento, o professor admitiu ter reutilizado a agulha, alegando que realizava a higienização do objeto com água corrente, água destilada e álcool 70% entre uma aplicação e outra. Os próprios estudantes confirmaram esse procedimento à polícia.
O delegado responsável pela investigação, Guilherme Eberhard Soares, afirmou que o professor não tinha autorização da direção da escola para realizar esse tipo de atividade prática e que a instituição não dispunha de material adequado e descartável para esse fim. Os pais dos alunos também não foram informados nem autorizaram a realização da prática.
O educador foi indiciado com base no artigo que prevê pena para quem expõe a vida ou a saúde de terceiros a perigo iminente um enquadramento que pode levar a sanções administrativas e criminais, conforme o andamento do processo.
O caso acende um alerta sobre a necessidade de protocolos claros e fiscalização rigorosa nas atividades práticas realizadas em ambiente escolar, especialmente quando envolvem procedimentos com potencial risco à saúde.
A Secretaria de Educação do Espírito Santo ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido.
Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Cerradão é destaque em Cogeração de Bioenergia no Prêmio Visão Agro 2025

Ontem, 4 de dezembro, a Cerradão recebeu um importante reconhecimento no Prêmio Visão Agro, em Ribeirão Preto (SP).

05 de Dezembro, 2025

Carreta do Sesc Saúde Mulher esta no Prata com atendimentos gratuitos de prevenção ao câncer

A Praça XV de Novembro, no centro do Prata-MG, está recebendo a unidade móvel do Sesc Saúde Mulher, uma carreta especialmente equipada para a realização de exames preventivos e ações educativa

14 de Novembro, 2025

Anvisa proíbe substâncias em unhas de gel por risco de câncer e infertilidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quarta-feira a proibição de duas substâncias utilizadas em produtos para unhas em gel: o óxido de trimetilbenzoil difenilfosfi

30 de Outubro, 2025