07 de Maio, 2025 16h05mSaúde

Palestra em Itapagipe capacita agentes de saúde para atendimento humanizado à população LGBTQIAPN+

O município de Itapagipe deu um importante passo em direção à promoção de uma saúde mais inclusiva e respeitosa.

O município de Itapagipe deu um importante passo em direção à promoção de uma saúde mais inclusiva e respeitosa. Na última semana, o Centro de Eventos Waldemar Groke foi palco de uma palestra voltada à capacitação das Agentes Comunitárias de Saúde, com foco no cuidado humanizado à população LGBTQIAPN+.
Ministrada pela médica Dra. Amblessa Mara Marques Alves, a atividade destacou a importância de práticas que garantam um atendimento baseado no respeito, na equidade e na escuta qualificada. O encontro teve como objetivo sensibilizar as profissionais para as especificidades do acolhimento à diversidade de identidades de gênero e orientações sexuais, reforçando o compromisso ético com a dignidade humana e o direito universal à saúde.
Durante a capacitação, Dra. Amblessa ressaltou que reconhecer e valorizar a identidade, a expressão de gênero e a orientação afetivo-sexual dos usuários é fundamental para construir um ambiente acolhedor, fortalecer vínculos de confiança e ampliar a adesão aos tratamentos de saúde.
— O acolhimento da população LGBTQIAPN+ vai além de uma diretriz técnica; é uma questão de compromisso ético. Um atendimento humanizado e inclusivo impacta diretamente na qualidade de vida dessas pessoas — afirmou a médica.
A iniciativa reforça o empenho da Prefeitura de Itapagipe em oferecer capacitações contínuas aos seus profissionais da saúde, com foco em práticas atualizadas e humanizadas. A secretária municipal de Saúde destacou que ações como essa fortalecem a rede de atenção básica e garantem um serviço público mais acessível e igualitário.
Sobre a palestrante
Dra. Amblessa Mara Marques Alves é graduada em Medicina pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), com especialização em Medicina de Família e Comunidade pelo Hospital de Amor de Barretos. Atualmente, é médica preceptora e responsável pela Unidade de Saúde da Família Cecapinha, além de vice-coordenadora do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da mesma instituição.
A médica também é membro da Sociedade Brasileira de Medicina Transgênero e idealizadora do Projeto Transcender – Cuidados em Saúde Trans, iniciativa voltada à promoção do cuidado integral e humanizado às pessoas trans e travestis.
Prefeitura de Itapagipe — Fazendo Sempre Mais Por Você!

Publicidade

Notícias relacionadas

Agentes Comunitárias de Saúde de Itapagipe concluem curso de qualificação para atendimento a idosos

As Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) da Secretaria Municipal de Saúde de Itapagipe participaram do curso “Saúde e Atenção ao Idoso”, ministrado pela instrutora Carla Marcelino Câmara.

28 de Fevereiro, 2025

Papamóvel será transformado em unidade de saúde para crianças em Gaza

O veículo utilizado pelo papa Francisco, popularmente conhecido como papamóvel, será transformado de forma que possa servir como uma unidade de saúde móvel para atender crianças na Faixa de Gaza

04 de Maio, 2025

Auriculoterapia é Oferecida na Rede Pública de Saúde e Melhora Qualidade de Vida dos Pacientes em Itapagipe

Desde julho do ano passado, os moradores de Itapagipe passaram a contar com um novo aliado no cuidado com a saúde: a auriculoterapia.

08 de Abril, 2025