O município de Itapagipe deu um importante passo em direção à promoção de uma saúde mais inclusiva e respeitosa. Na última semana, o Centro de Eventos Waldemar Groke foi palco de uma palestra voltada à capacitação das Agentes Comunitárias de Saúde, com foco no cuidado humanizado à população LGBTQIAPN+.
Ministrada pela médica Dra. Amblessa Mara Marques Alves, a atividade destacou a importância de práticas que garantam um atendimento baseado no respeito, na equidade e na escuta qualificada. O encontro teve como objetivo sensibilizar as profissionais para as especificidades do acolhimento à diversidade de identidades de gênero e orientações sexuais, reforçando o compromisso ético com a dignidade humana e o direito universal à saúde.
Durante a capacitação, Dra. Amblessa ressaltou que reconhecer e valorizar a identidade, a expressão de gênero e a orientação afetivo-sexual dos usuários é fundamental para construir um ambiente acolhedor, fortalecer vínculos de confiança e ampliar a adesão aos tratamentos de saúde.
— O acolhimento da população LGBTQIAPN+ vai além de uma diretriz técnica; é uma questão de compromisso ético. Um atendimento humanizado e inclusivo impacta diretamente na qualidade de vida dessas pessoas — afirmou a médica.
A iniciativa reforça o empenho da Prefeitura de Itapagipe em oferecer capacitações contínuas aos seus profissionais da saúde, com foco em práticas atualizadas e humanizadas. A secretária municipal de Saúde destacou que ações como essa fortalecem a rede de atenção básica e garantem um serviço público mais acessível e igualitário.
Sobre a palestrante
Dra. Amblessa Mara Marques Alves é graduada em Medicina pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), com especialização em Medicina de Família e Comunidade pelo Hospital de Amor de Barretos. Atualmente, é médica preceptora e responsável pela Unidade de Saúde da Família Cecapinha, além de vice-coordenadora do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da mesma instituição.
A médica também é membro da Sociedade Brasileira de Medicina Transgênero e idealizadora do Projeto Transcender – Cuidados em Saúde Trans, iniciativa voltada à promoção do cuidado integral e humanizado às pessoas trans e travestis.
Prefeitura de Itapagipe — Fazendo Sempre Mais Por Você!