Desde julho do ano passado, os moradores de Itapagipe passaram a contar com um novo aliado no cuidado com a saúde: a auriculoterapia. Disponibilizada gratuitamente pela rede pública por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a técnica, que faz parte das práticas integrativas e complementares do SUS, tem conquistado cada vez mais adeptos pela sua eficácia no alívio de dores e distúrbios emocionais.
A auriculoterapia utiliza pontos específicos da orelha para tratar uma ampla variedade de condições, como dores crônicas, insônia, ansiedade, depressão, problemas gástricos, entre outros. Em Itapagipe, o tratamento é estruturado em seis sessões, inicialmente oferecidas na unidade do Programa Saúde da Família (PSF) Dr. Edson Rodrigues e, mais recentemente, também na Academia da Saúde, ampliando o acesso da população.
A responsável pela aplicação da técnica no município é a nutricionista Laura Freitas, pós-graduada em fitoterapia. Após concluir um curso de auriculoterapia oferecido pelo Ministério da Saúde em Uberlândia, Laura iniciou o atendimento à comunidade, promovendo mais qualidade de vida por meio de uma abordagem terapêutica natural e acessível.
No último dia 3 de abril, a auriculoterapia foi oficialmente apresentada aos frequentadores da Academia da Saúde, com a formação de duas novas turmas. Na primeira sessão, 15 pacientes foram atendidos, e uma nova turma já está sendo organizada.
Entre os beneficiados está Marilsa, agente comunitária de saúde, que relatou os impactos positivos do tratamento. “Estou me sentindo muito melhor. Antes, sentia muitas dores e sofria com a ansiedade, mas, depois das sessões, percebi uma grande melhora”, afirmou.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Itapagipe com a promoção da saúde integral da população, apostando em práticas que aliam tradição, ciência e bem-estar.
Prefeitura de Itapagipe – Fazendo Sempre Mais Por Você!