07 de Maio, 2025 15h05mBenefício

MPMG investiga retenção indevida de benefícios previdenciários em instituições de longa permanência para idosos

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou um inquérito para apurar se Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), públicas ou filantrópicas, estão retendo de forma irregular parte dos benefícios previdenciários de acolhidos em

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou um inquérito para apurar se Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), públicas ou filantrópicas, estão retendo de forma irregular parte dos benefícios previdenciários de acolhidos em Uberaba e municípios vizinhos.
A investigação busca assegurar o cumprimento do Estatuto da Pessoa Idosa, que prevê que qualquer participação no custeio das instituições deve ser regulada por normas claras e estar sujeita à fiscalização. A legislação permite a retenção de até 70% dos benefícios, mas somente quando respaldada por regras estabelecidas pelos Conselhos Municipais do Idoso e sem contrariar parcerias ou convênios com o poder público.
As instituições notificadas terão um prazo de 30 dias úteis para apresentar documentos como contratos, registros contábeis, planos de atendimento, além de dados sobre doações e verbas públicas recebidas. As prefeituras da região também foram orientadas a reforçar a fiscalização e garantir que as normativas locais estejam alinhadas com a proteção integral dos direitos dos idosos.
Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Mercado reduz expectativas de inflação para 5,05% em 2025

Pela 11ª semana seguida, o mercado financeiro reduziu as expectativas de inflação para 2025

11 de Agosto, 2025

Rotary Clemente Teodoro propõe parceria com Prefeitura para ampliar ações de saúde em Frutal

A Prefeitura de Frutal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu nesta quarta-feira (7), representantes do Rotary Club Clemente Teodoro para discutir a ampliação de parcerias voltad

07 de Agosto, 2025

Rede de Proteção se reúne em Frutal para fortalecer ações em defesa de crianças e adolescentes

Frutal recebeu representantes do Serviço Socioeducativo de Uberaba (CSEUR) para um encontro estratégico com órgãos locais que compõem a rede de proteção à infância e adolescência.

05 de Agosto, 2025