07 de Maio, 2025 15h05mBenefício

MPMG investiga retenção indevida de benefícios previdenciários em instituições de longa permanência para idosos

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou um inquérito para apurar se Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), públicas ou filantrópicas, estão retendo de forma irregular parte dos benefícios previdenciários de acolhidos em

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou um inquérito para apurar se Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), públicas ou filantrópicas, estão retendo de forma irregular parte dos benefícios previdenciários de acolhidos em Uberaba e municípios vizinhos.
A investigação busca assegurar o cumprimento do Estatuto da Pessoa Idosa, que prevê que qualquer participação no custeio das instituições deve ser regulada por normas claras e estar sujeita à fiscalização. A legislação permite a retenção de até 70% dos benefícios, mas somente quando respaldada por regras estabelecidas pelos Conselhos Municipais do Idoso e sem contrariar parcerias ou convênios com o poder público.
As instituições notificadas terão um prazo de 30 dias úteis para apresentar documentos como contratos, registros contábeis, planos de atendimento, além de dados sobre doações e verbas públicas recebidas. As prefeituras da região também foram orientadas a reforçar a fiscalização e garantir que as normativas locais estejam alinhadas com a proteção integral dos direitos dos idosos.
Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Palestra em Itapagipe capacita agentes de saúde para atendimento humanizado à população LGBTQIAPN+

O município de Itapagipe deu um importante passo em direção à promoção de uma saúde mais inclusiva e respeitosa.

07 de Maio, 2025

Deputado Sargento Rodrigues anuncia investimento de R$ 300 mil para Planura em visita ao gabinete

Na manhã desta segunda-feira, o gabinete da administração municipal de Planura recebeu a visita do Deputado Estadual Sargento Rodrigues.

06 de Maio, 2025

Aulas de pintura em tela promovem bem-estar e inclusão para mulheres em Frutal

A Secretaria de Assistência Social de Frutal tem promovido aulas de pintura em tela voltadas exclusivamente para mulheres, reunindo participantes de todas as idades em uma atividade que alia arte, in

06 de Maio, 2025