25 de Agosto, 2022 11h08mRural

Na luta contra os barbeiros, agentes de endemias vão começar a visitar as propriedades rurais

Faz mais de 20 anos desde a última vez que um barbeiro infectado com o protozoário Trypanosoma cruzi, responsável por transmitir

Faz mais de 20 anos desde a última vez que um barbeiro infectado com o protozoário Trypanosoma cruzi, responsável por transmitir a Doença de Chagas, foi encontrado no nosso município.

Mesmo assim todos os anos, o Núcleo de Controle de Endemias de Frutal promove ações de combate ao inseto. Em 2022, a campanha irá começar na zona rural na próxima segunda-feira, dia 29 de agosto.

Serão quatro agentes que estarão visitando a zona rural do nosso município, começando pela região da Água Amarela. “Iremos começar pelas propriedades localizadas na região da Água Amarela, depois vamos para a região do Bebedouro até chegar aos imóveis localizados próximo à BR-153. Temos até o dia 31 de dezembro para concluirmos essas visitas”, explica Jovino Adriano Ambrósio Baldo, coordenador do Núcleo de Controle de Endemias.

Os agentes responsáveis pela visita estarão a bordo de uma pick-up Strada cabine dupla de cor branca e devidamente identificada com adesivos da Prefeitura de Frutal nas duas portas. Os servidores estarão trajando uniforme com calça e bolsa nas cores caqui. “Mas se a pessoa ficar desconfiada ou tiver qualquer dúvida basta entrar em contato com o Núcleo pelo telefone 3423-2607”, salienta Jovino.

Publicidade

As visitas serão realizadas de segunda a sexta-feira a partir das 7h30 da manhã até às 14 horas. “E essas visitas ocorrerão em semanas alternadas, não ocorrerá todas as semanas. Além disso, se for preciso fazer visitas aos finais de semana estaremos comunicando essa medida antecipadamente para a comunidade”, destaca o coordenador do Núcleo.

Jovino explica como é feito o trabalho dos agentes. “Eles vão vasculhar galinheiros, chiqueiros, currais, imóveis e pilhas de telhas e madeiras. Se um único barbeiro for localizado, toda a propriedade será dedetizada. Além disso, o inseto será encaminhado para Uberaba onde passará para um exame laboratorial para saber se ele tem o protozoário Trypanosoma cruzi ou não”.

Jovino faz um último apelo para os moradores da zona rural. “Peço para o pessoal prender os cachorros bravos, já que a vestimenta e os equipamentos dos agentes costumam assustar os cães”.

Publicidade

Notícias relacionadas

Câncer de colo do útero: desafio é vacinar os meninos contra o HPV

Baixar Tocar O Instituto Nacional de Câncer, o INCA, realizou nesta quarta-feira (26) o II Simpósio Sobre Câncer do Colo do Útero do Hospital do Câncer, com objetivo de discutir estratégias de e

26 de Março, 2025