
A Prefeitura de Frutal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início aos preparativos para uma grande mobilização de combate à dengue, que acontecerá de 8 de novembro até o final do ano, começando pelo bairro Princesa Isabel I.
Em apresentação na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (3 de novembro), a secretária de Saúde, Gilci Pansani, detalhou o cronograma da ação, que prevê o recolhimento de materiais recicláveis em todos os bairros da cidade.
Gilci destacou a diferença entre mobilização e mutirão:
“Lembrando que não é um mutirão. É uma mobilização. Não é pra retirar o sofá velho, o guarda-roupa, o móvel velho que está no seu quintal. São só materiais recicláveis que devem ser colocados pelo morador na calçada e que podem acumular água parada e, assim, contribuir para a proliferação do mosquito da dengue”
A secretária reforçou o pedido de engajamento popular:
“Então a gente conta com toda a população nessa mobilização.”
O presidente da Câmara Municipal, Fernando Barcelos (Fernando da Quineira), ressaltou a importância da união entre os poderes públicos no combate à doença:
“Como deixamos bem claro aqui, todo projeto que chegar à Câmara pra que a gente consiga trazer soluções e combater a proliferação desse mosquito, a Câmara está sempre à disposição para apoiar e aprovar essas ações.”
O coordenador do Núcleo de Endemias, Jovino Adriano, também destacou a boa receptividade da população às visitas dos agentes de saúde e que estão permitindo o acesso às residências.
A mobilização começa oficialmente no dia 8 de novembro, com a expectativa de que a participação dos frutalenses seja o principal aliado no combate ao Aedes aegypti e na proteção da saúde de todos.

























