18 de Novembro, 2025 11h11mPolítica

Lula deve usar capital político para destravar negociações climáticas na COP30

Após uma primeira semana de negociações considerada morna, marcada por protestos, tensões e lentidão nos avanços, a COP30 entra em sua fase decisiva em Belém.

Após uma primeira semana de negociações considerada morna, marcada por protestos, tensões e lentidão nos avanços, a COP30 entra em sua fase decisiva em Belém. Com a chegada de ministros de 160 países, o governo brasileiro intensifica a articulação diplomática para fechar os termos da proposta que busca mobilizar US$ 1,3 trilhão por ano até 2035. O objetivo é financiar ações de transição climática e energética capazes de frear o aquecimento global.

A missão é considerada uma das mais complexas da conferência e deve testar a capacidade de negociação do Brasil. Na COP29, realizada em Baku, no Azerbaijão, os países desenvolvidos aceitaram aportar apenas US$ 300 bilhões, muito aquém do necessário. O cenário internacional também não favorece: economia global desaquecida, juros altos, endividamento público crescente e forte pressão do lobby do petróleo dificultam a ampliação dos compromissos de financiamento climático.

Diante desse impasse, e para evitar que as negociações avancem pouco ou fracassem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é esperado em Belém nesta quarta-feira (19). Lula deve utilizar seu capital político e prestígio internacional para tentar convencer ministros e delegações estrangeiras a apoiarem a proposta brasileira e ampliar as contribuições financeiras.

Publicidade

A presença do presidente, segundo auxiliares, é vista como estratégica para destravar conversas, reduzir resistências e recolocar o Brasil no centro do debate climático global.

Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

DEPUTADO RAUL BELÉM RECEBE PREFEITO DE LIMEIRA DO OESTE NA ALMG PARA DISCUTIR INVESTIMENTOS E PARCERIAS

O deputado estadual Raul Belém recebeu, nesta terça-feira (10), em seu gabinete na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a visita do prefeito de Limeira do Oeste, Leandro Souza Carvalho.

11 de Fevereiro, 2026

Lula avalia novos nomes para vice em eventual chapa de reeleição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia a possibilidade de alterar o nome do vice-presidente na chapa para uma eventual disputa pela reeleição.

10 de Fevereiro, 2026

DNIT homologa edital para construção de nova ponte na BR-153 sobre o Rio Paranaíba, entre GO e MG

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que foi homologado o edital da obra de construção de uma nova ponte sobre o Rio Paranaíba, localizada entre os quilômetros

03 de Fevereiro, 2026