18 de Novembro, 2025 11h11mPolítica

Lula deve usar capital político para destravar negociações climáticas na COP30

Após uma primeira semana de negociações considerada morna, marcada por protestos, tensões e lentidão nos avanços, a COP30 entra em sua fase decisiva em Belém.

Após uma primeira semana de negociações considerada morna, marcada por protestos, tensões e lentidão nos avanços, a COP30 entra em sua fase decisiva em Belém. Com a chegada de ministros de 160 países, o governo brasileiro intensifica a articulação diplomática para fechar os termos da proposta que busca mobilizar US$ 1,3 trilhão por ano até 2035. O objetivo é financiar ações de transição climática e energética capazes de frear o aquecimento global.

A missão é considerada uma das mais complexas da conferência e deve testar a capacidade de negociação do Brasil. Na COP29, realizada em Baku, no Azerbaijão, os países desenvolvidos aceitaram aportar apenas US$ 300 bilhões, muito aquém do necessário. O cenário internacional também não favorece: economia global desaquecida, juros altos, endividamento público crescente e forte pressão do lobby do petróleo dificultam a ampliação dos compromissos de financiamento climático.

Diante desse impasse, e para evitar que as negociações avancem pouco ou fracassem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é esperado em Belém nesta quarta-feira (19). Lula deve utilizar seu capital político e prestígio internacional para tentar convencer ministros e delegações estrangeiras a apoiarem a proposta brasileira e ampliar as contribuições financeiras.

Publicidade

A presença do presidente, segundo auxiliares, é vista como estratégica para destravar conversas, reduzir resistências e recolocar o Brasil no centro do debate climático global.

Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Câmara flexibiliza regras do “cotão” para custear ida de deputados à COP30 em Belém

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, presidida por Hugo Motta (Republicanos-PB), publicou na semana passada uma decisão que flexibiliza as regras da Cota para o Exercício da Atividade Parlament

06 de Novembro, 2025

Anvisa libera estudo com medicamento para lesões na medula espinhal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o início do estudo clínico para avaliar a segurança do uso do medicamento polilaminina no tratamento do trauma raquimedular agudo, q

05 de Janeiro, 2026

Uberlândia passa a emitir atestado médico apenas para casos moderados e graves na rede municipal

A partir desta segunda-feira (8), a emissão de atestados médicos na rede municipal de Uberlândia passa a seguir novos critérios.

09 de Dezembro, 2025