Frutal registra queda drástica na infestação do mosquito da dengue e reforça alerta para o período chuvoso 🦟
De olho na chegada do período chuvoso, o município de Frutal registrou uma redução significativa no índice de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
De olho na chegada do período chuvoso, o município de Frutal registrou uma redução significativa no índice de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
De acordo com o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado pelo Núcleo de Controle de Endemias, em agosto de 2025 o índice de infestação foi de apenas 0,8% entre os 1.346 imóveis visitados, dos quais apenas 11 apresentaram focos do mosquito.
Os bairros com maior índice de infestação, segundo o levantamento, foram Nossa Senhora Aparecida, Flamboyant, Francisco Moron, Centro e Cidade das Águas.
O coordenador do Núcleo de Endemias, Jovino Adriano, destacou a importância do resultado:
“Um excelente resultado se comparado ao momento crítico que Frutal enfrentou nos primeiros meses de 2025 com alta quantidade de casos suspeitos e positivos de dengue, sem falar, no alto índice de infestação que o município já registrou no passado, chegando a 6,8%”
Entre os fatores que contribuíram para a queda drástica estão a intensificação do fumacê nos bairros mais afetados, o trabalho contínuo dos agentes de endemias em visitas domiciliares e a redução das temperaturas, que dificulta a sobrevivência do mosquito.
Com a aproximação do período de chuvas, o setor de Endemias faz um alerta à população para que mantenha os cuidados preventivos.
“Pedimos ao morador para que tire 10 minutos do dia e lave bem os bebedouros de animais, observe os vasos de plantas e elimine os criadouros do mosquito, é preciso tomar cuidado para evitarmos uma nova epidemia de dengue no próximo ano”, reforçou Jovino.
A Prefeitura de Frutal e a Secretaria Municipal de Saúde continuam monitorando a situação e pedem a colaboração de todos para que o município mantenha os baixos índices de infestação e evite novos surtos da doença.
Na noite da última sexta-feira (09), o Auditório José Bernabé foi palco da cerimônia de posse da nova diretoria da ACIF/CDL, que estará à frente da entidade no triênio 2026/2028.
A Vila Olímpica foi palco, no sábado (20), de mais dois confrontos válidos pela sexta rodada do 1º Campeonato Regional de Futebol Amador “Zé de Fátima”, reunindo atletas, torcedores e repres
O Ministério Público de Minas Gerais, representado pela promotora Angélica Pollyana Queiroz de Medeiros, formalizou nesta quinta-feira a assinatura de um aditivo ao Termo de Ajustamento de Condut
No clima de insegurança jurídica e econômica que marca o debate sobre a futura privatização da Copasa, prefeitos de diversas cidades mineiras se mobilizam para apresentar emendas ao Projeto de Le