25 de Junho, 2025 10h06mPolítica

MCCE critica aumento no número de deputados e classifica proposta como "imoral e inoportuna"

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) divulgou uma nota de repúdio ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/2023, que propõe o aumento do número de deputados federais de 513 para 531.

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) divulgou uma nota de repúdio ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/2023, que propõe o aumento do número de deputados federais de 513 para 531. A matéria está na pauta de votação do Senado Federal e tem gerado forte reação de entidades da sociedade civil. O projeto segue em tramitação e deve ser analisado pelo plenário do Senado nesta quarta-feira (25).

Segundo o MCCE, a proposta é "imoral e inoportuna", especialmente em um contexto de crise econômica, aprofundamento das desigualdades sociais e queda na confiança da população no Congresso Nacional. A entidade critica o impacto financeiro da medida, que pode elevar significativamente os gastos públicos com estrutura, salários, benefícios e emendas parlamentares, enquanto milhões de brasileiros ainda enfrentam dificuldades no acesso a serviços básicos como saúde, educação e saneamento.

"Aumentar o número de parlamentares sem debate com a sociedade, sem transparência e com tanta pressa é um desrespeito com a população", afirma o movimento na nota.

Publicidade

O MCCE também alerta que a proposta atende a interesses políticos locais e à manutenção de privilégios, ao invés de buscar uma real adequação da representatividade no Legislativo, como prevê a Constituição. A entidade defende que qualquer mudança na composição da Câmara dos Deputados deve passar por amplo debate público, com base em critérios técnicos e compromisso com a responsabilidade fiscal e social. 

Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Lula veta aumento de número de deputados na Câmara

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o projeto de lei que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531. O despacho foi publicado, nesta quinta-feira (17), no Diário Oficial da Uni

17 de Julho, 2025

Tebet critica distorção no Imposto de Renda e defende tributação sobre rendas altas

Durante audiência pública da Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização (CMO) nesta terça-feira (8/7), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), defendeu mud

09 de Julho, 2025

Prefeitura de Frutal e instituições se unem no Agosto Lilás pelo combate à violência contra a mulher

A campanha nacional de conscientização sobre a violência contra a mulher, tem ganhado cada vez mais força e visibilidade.

27 de Agosto, 2025