A campanha nacional de conscientização sobre a violência contra a mulher, tem ganhado cada vez mais força e visibilidade. Em 2025, a Lei Maria da Penha completa 19 anos, reforçando a importância do enfrentamento a todas as formas de violência de gênero.
A Prefeitura, por meio da saúde municipal, em parceria com instituições sociais e de segurança, vem promovendo uma série de ações de prevenção, conscientização e apoio às mulheres. O objetivo é fortalecer a rede de proteção, garantir segurança e incentivar a autonomia feminina.
Entre as atividades, a USF Geraldo Chico contou com a participação da enfermeira Walquiria Alexsandra, que destacou a importância da educação das crianças e adolescentes sobre relacionamentos saudáveis, alertando sobre situações que podem infringir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
No povoado de Pradolândia, a USF Wemerson Alves, em parceria com o CRAS Vilma Francisca, promoveu uma palestra com a psicóloga Carolina Rezende, abordando os tipos de violência, a importância da denúncia e respondendo às dúvidas da comunidade.
Já na USF Gilberto Abate, a advogada Isabella Kathrine, da Comissão de Proteção às Vítimas de Violência contra a Mulher, falou sobre os diferentes tipos de violência e apresentou os fluxos de proteção disponíveis para mulheres em situação de risco.
Uma das ações que mais mobilizou a comunidade foi a Caminhada pela Paz, realizada no dia 21 de agosto pelo distrito de Aparecida de Minas. Organizada pela USF Dona Ana Sinhana, em parceria com a Prefeitura, a Secretaria de Assistência Social, o CRAS, escolas municipais e estaduais, CEMEI Paula Heitor de Assunção e a Polícia Militar, a iniciativa reuniu dezenas de participantes em defesa do respeito, da igualdade e da luta contra a violência de gênero.
“Que nossas vozes e passos sejam instrumentos de transformação social, em defesa da vida e da dignidade das mulheres”, destacou a enfermeira Raquel Barros, da USF Dona Ana Sinhana.
Com essas ações, o município reafirma seu compromisso em construir uma sociedade mais justa, igualitária e segura para as mulheres.
Nesta segunda-feira, a cidade de Planura realizou mais uma ação dentro da campanha Agosto Lilás, com uma palestra voltada ao combate à violência contra a mulher.
Em alusão ao Agosto Lilás , campanha nacional de conscientização e enfrentamento da violência contra a mulher, a Secretaria de Saúde de Itapagipe promoveu uma mobilização com os profissionais
Frutal iniciou, na última sexta-feira (1º), as atividades da campanha Agosto Lilás , mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência doméstica.