
Desde o início do mandato, os vereadores Leo Enfermeiro (PODEMOS), Ildo Coimbra (SD) e Welligton Pretinho (MDB) têm se dedicado a buscar alternativas para atender às demandas das mães atípicas do município.
Nesta quarta-feira (5), foi realizada uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social com a participação da Sra. Gislaine Tanaka, mestre em Educação, psicopedagoga ABA, neuropsicopedagoga, analista do comportamento e desenvolvimento infantil e CEO da Clínica Neuro Edu Aba. A profissional atua na cidade vizinha de Iturama e tem vasta experiência na área.
O encontro contou com a presença dos vereadores mencionados, além da assessora Dra. Ana Karoline, do secretário municipal de Saúde Miguel Ângelo, de representantes da Saúde Marília, e da Assistência Social, representada por Yanae Bortolon e Helena Dias.
Na reunião, ficou acordada a elaboração de uma proposta para promover palestras voltadas a mães, professores e alunos, além de avaliar a viabilidade de atendimentos especializados no município.
O projeto será encaminhado ao chefe do Executivo para análise e possível implementação. Atualmente, não há um levantamento oficial sobre o número exato de autistas no Brasil, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 1% da população mundial – aproximadamente 2 milhões de brasileiros – possa ter Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Nos últimos anos, houve um aumento nos diagnósticos de TEA e TDAH. Esse crescimento não significa que os transtornos se tornaram mais comuns, mas sim que houve maior conscientização, levando mais pessoas a buscarem avaliação médica.
Os vereadores Leo Enfermeiro, Ildo Coimbra e Welligton Pretinho destacaram que o Poder Legislativo seguirá empenhado nessa causa de saúde pública, incluindo a possibilidade de destinar recursos de emendas parlamentares para apoiar iniciativas voltadas às pessoas com TEA e TDAH no município. (Fonte: Pontal Notícias)