Fazia anos que não chovia tanto na região nos meses de janeiro e fevereiro, com isto 2023 ficará marcado com um dos anos mais chuvosos dos últimos tempos. Apesar de ser considerado um sinônimo de benção e fertilidade, as águas das chuvas também trazem consigo um pouco de preocupação e transtorno.
Isso acontece principalmente nas estradas rurais que logo ao sinal das primeiras chuvas ficam tomadas pelo barro e pelas poças d`água. Isso acontece porque muitas estradas estão ficando cada vez mais estreitas e sem os espaços adequados para o escoamento das águas das chuvas.
Por isso quando as chuvas dão uma trégua, as equipes da Secretaria do Produtor Rural estão a todo vapor executando reparos e manutenção nas estradas rurais. Nessa semana, por exemplo, os servidores e maquinário da Prefeitura de Frutal estava na estrada do Chatão para efetuar alguns reparos na via.
Apesar da estrada ser uma rodovia estadual, a Prefeitura de Frutal tem promovido constantes ações e melhorias na estrada justamente para proporcionar mais conforto e segurança as pessoas que vivem na Vila Barroso e precisam passar pela estrada todos os dias.
Mas não foi só a estrada do Chatão que passou por manutenção recentemente, nas últimas semanas foram realizados reparos e diversos serviços em várias regiões rurais como na Almecega, no Chapadão, na região dos Morrinhos, na estrada do Bananal e na região do Marimbondo.
Nesta última estrada inclusive a equipe da secretaria recuperou a edificação de uma antiga ponte que estava com a parte estrutural bastante danificada e comprometida.
De acordo com Carlos Humberto Ferreira Júnior, responsável pela Secretaria do Produtor Rural, na maioria dessas estradas foi necessário fazer canais para retirar a água que estava empossada e foi feito um acesso provisório para que os motoristas não ficassem impedidos de circular por esses locais.
Carlos ainda aproveita para pedir a colaboração e a compreensão dos produtores que muitas vezes não permitem que a secretaria execute os serviços necessários próximo as suas propriedades. “Estamos enfrentando uma certa resistência por parte de alguns produtores, mas esperamos que as pessoas entendam que estamos aqui para atender a coletividade e pensando sempre no bem comum”.
O secretário ainda enfatiza que o que está sendo feito é um paliativo com maquinário e mão-de-obra próprios para atender, principalmente, os moradores da zona rural que necessitam passar nessas estradas todos os dias. “Sabemos das inúmeras necessidades das estradas rurais do nosso município e aos poucos iremos promover melhorias e a manutenção em todas elas”, concluiu Carlos Humberto.