11 de Fevereiro, 2026 10h02mPolítica

DONO DO BANCO MASTER SERÁ OUVIDO NA CPMI DO INSS EM MEIO A INVESTIGAÇÕES SOBRE CONSIGNADOS E TÍTULOS PODRES

O banqueiro Daniel Vorcaro prometeu responder às perguntas da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS sobre os empréstimos consignados concedidos pelo Banco Master a aposentados e pensionistas.

O banqueiro Daniel Vorcaro prometeu responder às perguntas da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS sobre os empréstimos consignados concedidos pelo Banco Master a aposentados e pensionistas. No entanto, poderá permanecer em silêncio caso os questionamentos avancem sobre as fraudes relacionadas aos chamados “títulos podres”.
A participação de Vorcaro na audiência, marcada para o dia 26 de fevereiro, última quinta-feira do mês, foi definida em acordo entre o senador responsável pela articulação e a defesa do banqueiro, com o consentimento do ministro Dias Toffoli, relator da investigação no Supremo Tribunal Federal (STF).
Daniel Vorcaro cumpre prisão domiciliar desde dezembro e é considerado peça central no inquérito conduzido pela Polícia Federal (PF), que apura a negociação de títulos de crédito de alto risco adquiridos pelo Banco de Brasília (BRB) junto ao Banco Master.
Antes mesmo da prisão, o nome do banqueiro já estava sob suspeita devido a possíveis irregularidades em contratos de crédito consignado firmados pela instituição financeira com beneficiários do INSS. Diante desse cenário, a CPMI aprovou a convocação de Vorcaro ainda no mês de dezembro.
A audiência deve intensificar os debates sobre a atuação das instituições financeiras na oferta de consignados e o impacto das supostas irregularidades sobre aposentados e pensionistas em todo o país.
Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Investigação federal aponta remessas de US$ 531 milhões do Banco Master a empresa sob suspeita de ligação com PCC e Hezbollah

O Banco Master realizou remessas que somam US$ 531 milhões entre dezembro de 2018 e abril de 2021 para uma empresa investigada sob suspeita de enviar recursos à facção criminosa PCC e ao grupo ter

03 de Fevereiro, 2026

PF faz buscas em endereços de Vorcaro, irmã e cunhado em segunda fase de operação sobre irregularidades no Banco Master

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (14), a segunda fase da Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de irregularidades envolvendo o Banco Master.

15 de Janeiro, 2026

Número do deputado Nikolas Ferreira aparece em investigação da CPMI do INSS

Documentos obtidos no âmbito da CPMI do INSS revelam que o telefone do deputado federal Nikolas Ferreira consta na lista de contatos do WhatsApp Business do empresário Daniel Vorcaro, que está sob

27 de Janeiro, 2026