29 de Janeiro, 2026 11h01mPolítica

ELEIÇÕES 2026: apoio de Mateus Simões a Zema gera impasse entre PSD e PL em Minas Gerais

A promessa de apoio do vice-governador Mateus Simões (PSD) à pré-candidatura presidencial de Romeu Zema (Novo) abriu um impasse político que ameaça o acordo construído entre PSD e PL em Minas Gerais.

A promessa de apoio do vice-governador Mateus Simões (PSD) à pré-candidatura presidencial de Romeu Zema (Novo) abriu um impasse político que ameaça o acordo construído entre PSD e PL em Minas Gerais. O movimento ocorre em meio às articulações para as eleições de 2026 e evidencia o choque de interesses entre as estratégias estaduais e nacionais das duas siglas.

Enquanto Mateus Simões busca o apoio do PL para viabilizar sua candidatura ao Palácio Tiradentes, o partido ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro impôs uma condição clara: qualquer aliança em Minas Gerais deve estar alinhada, no plano nacional, ao palanque de Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República. A exigência tem travado as negociações e colocado em xeque a costura política mantida desde o ano passado.

O curto prazo para definição das chapas aumenta a pressão sobre os partidos, já que a indefinição pode comprometer a estratégia eleitoral tanto no estado quanto no cenário nacional. Nos bastidores, o PL já sinalizou que não apoiará, em Minas, um projeto que esteja dissociado de seu alinhamento presidencial, o que dificulta a permanência da aliança com o PSD.

Publicidade

Além disso, a lealdade de Mateus Simões a Romeu Zema contraria setores do PSD que defendem a construção de uma candidatura própria ao Planalto. Esse cenário enfraquece a tentativa de formação de uma chapa unificada de centro-direita em Minas Gerais e reabre discussões internas sobre possíveis alternativas eleitorais.

Com o avanço do calendário eleitoral, as incertezas aumentam e o xadrez político mineiro segue em aberto, sem definição clara sobre quem liderará, de fato, os principais palanques no estado em 2026.

Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

População em situação de rua cresce 41% em Minas Gerais e coloca Estado entre os três maiores do país

Minas Gerais registrou um aumento expressivo no número de pessoas vivendo em situação de rua nos últimos anos.

19 de Janeiro, 2026

Casa de Apoio de Frutal recebe novas doações e reforça atendimento a pacientes em Uberaba

A Casa de Apoio de Frutal, localizada em Uberaba, recebeu novas doações na manhã desta terça-feira (06), fortalecendo a estrutura e a qualidade do atendimento prestado aos pacientes em tratamento

08 de Janeiro, 2026

VEM MUDANÇA? Prova de baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Minas Gerais ainda aguarda definição

A tradicional prova de baliza para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deixou de ser obrigatória nos estados do Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

28 de Janeiro, 2026