A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (23/10), a Operação Via Pecuniam, com o objetivo de cumprir 197 mandados judiciais, sendo 45 de prisões cautelares, 79 de buscas e apreensões e 73 de bloqueios de contas bancárias.
A ação, iniciada pela PCMG em Araxá — pertencente ao Departamento de Polícia Civil de Uberaba —, foi autorizada pelo Juízo da 2ª Vara Criminal de Araxá e conta com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Mais de 300 policiais civis participam da operação, que se estende pelas cidades de Araxá, Uberaba, Tapira, Frutal, Ibirité, Montes Claros, Uberlândia, Ituiutaba e Canápolis, além de Foz do Iguaçu, no Paraná. A iniciativa também conta com o suporte dos Departamentos de Uberlândia e Montes Claros, da Coordenação de Operações Especiais (COE), da Coordenação de Aviação Tática (CAT) — ambos da capital mineira — e da Polícia Civil do Paraná, por meio do DENARC.
De acordo com as investigações, a operação tem como objetivo desarticular uma das maiores organizações criminosas em atuação nos estados envolvidos, responsável por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e até homicídios.
O delegado responsável pelo caso, Dr. Vinícius Ramalho, informou que as investigações se estenderam por cerca de dois anos, revelando um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. Segundo ele, o grupo utilizava “testas-de-ferro”, empresas de fachada e fintechs para movimentar valores ilícitos, com o intuito de ocultar a origem dos recursos.
Com o apoio do Laboratório de Combate à Lavagem de Dinheiro de Uberaba, a equipe investigativa conseguiu seguir a “trilha do dinheiro” — origem do nome da operação, Via Pecuniam, expressão em latim que significa “o caminho do dinheiro”.
As apurações indicam que o grupo movimentou aproximadamente R$ 80 milhões, evidenciando o caráter empresarial da organização e a elevada lucratividade proveniente do tráfico de drogas. Por esse motivo, a PCMG representou pelo bloqueio de bens e valores equivalentes ao montante identificado.
A Polícia Civil informou que os resultados finais e demais detalhes da operação serão apresentados em coletiva de imprensa às 11h, na sede da Delegacia Regional de Araxá.