
Minas Gerais dá mais um passo na prevenção e controle de queimadas com a assinatura de um Protocolo de Intenções entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), na manhã desta segunda-feira (13/10).
Com 21.133 incêndios em vegetação controlados até outubro de 2025, contra 29 mil ocorrências em 2024, o estado busca consolidar um novo capítulo na gestão de queimadas, fortalecendo a articulação entre o governo e o setor produtivo, considerado motor da economia mineira.
O protocolo prevê métodos de comunicação e treinamento para prevenção e primeiro combate às chamas, envolvendo entidades como:
- Sistema Faemg Senar
- Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif)
- Sistema Ocemg
- Associação da Indústria da Bioenergia e do Açúcar de Minas Gerais (Siamig Bioenergia)
- Emater-MG
Entre as ações conjuntas estão a capacitação de brigadas rurais, a troca de informações sobre focos de calor e a promoção de educação ambiental, fortalecendo a integração entre produtores rurais e autoridades para reduzir riscos e proteger biomas, propriedades e comunidades.
A iniciativa reforça o compromisso de Minas Gerais com a sustentabilidade, segurança ambiental e apoio ao setor produtivo.
Reprodução: Rede Social
Publicidade


















