
Projeto cultural retrata a historicidade do Marujo, Capoeira e Folia de Reis no Dia da Consciência Negra
A Strategya Digital, lançou um documentário que reúne os principais bens culturais — materiais e imateriais — do município de Frutal. A produção integra o projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, com incentivos do Governo Federal, do Ministério da Cultura, e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura Municipal de Frutal, maior incentivadora da iniciativa.
O documentário apresenta a história e o tombamento do Paço Municipal de Frutal, edifício centenário protegido pelo Decreto Municipal nº 6.194/2003; o conjunto paisagístico do Parque Municipal Leda Campos Borges (Parque dos Lagos); e os painéis de Bassano Vaccarini, todos reconhecidos como patrimônios culturais do município.
Entre os bens imateriais, destacam-se o Grupo de Marujo José Albino da Silva, a Capoeira, o Quilombo da Serrinha, a Romaria de Água Santa, a Folia de Reis da Companhia Santos de Santos Reis Estrela da Guia, e a devoção à imagem de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Frutal, também tombada.
A obra registra ainda os arquivos paroquiais da Casa Paroquial Nossa Senhora do Carmo e outras memórias preservadas pela comunidade.
Os relatos foram enriquecidos por guardiões da cultura local, como o Padre Rogério Consentino de Aguiar, o arquiteto e historiador Ionei Dutra, José Elias, Vicente Paulo, Mestre Roque, entre outros.
O documentário reforça a diversidade cultural de Frutal e consolida um importante acervo audiovisual para garantir que essas histórias permaneçam vivas para as próximas gerações.
O documentário está publicado em duas partes do Instagram e completo no Facebook e canal do YouTube, do Jornal da Cidade.






















