Concurso Público da Prefeitura de Frutal deverá ter cerca de 400 vagas, abrangendo mais de 80 cargos em diversos setores do serviço público
A Prefeitura de Frutal oficializou que realizará um Concurso Público neste ano de 2023, tendo realizado na quinta-feira (22), no Auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia uma reunião com representantes da empresa contratada, no caso o Instituto Avalie (Maringá-PR), servidores públicos e representantes da ACIF/CDL e Ministério Público, os quais devem fazer parte da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento do Concurso Público.
Durante a reunião, com o prefeito de Frutal Bruno Augusto, o procurador do Município Dr. Higor Queiroz, a assessora jurídica Dra. Eliana Bottaro (Licitação) e os representantes do Instituto Avalie Emerson Pinheli (Presidente) e Priscilla Galhardi Loupasso (Diretora de Projetos), quando foi apresentada a estrutura e expertise da empresa contrata. E ainda foi explicado qual seria a finalidade e funções dos membros da Comissão Fiscalizadora, onde foram esclarecidas as dúvidas sobre os procedimentos e os passos para a realização do concurso.
“Nos vamos estar fazendo neste ano, o Concursos Publico da Prefeitura de Frutal, para mais de cerca de 400 vagas, para mais de 80 tipos de cargos de diversos setores da prefeitura. Fizemos um processo licitatório para contratação de uma empresa para realização do Concurso Público e foi vencedor o Instituto Avalie que apresentou a proposta com menor preço e todas certidões e atestados de capacidade técnica. Assim, estamos fazendo esta reunião para apresentar a empresa e chamamos os servidores efetivos para fazer parte desta Comissão Fiscalizadora, como também convidamos a ACIF/CDL, a OAB de Frutal, Ministério Público e, estamos ainda convidando toda população, qualquer cidadão que queira fazer parte desta comissão e acompanhar todos procedimentos, pode procurar a Procuradoria Municipal. Isto desde que o interessado não tenha nenhum familiar de primeiro grau que vá participar do concurso, da mesma forma será com os servidores efetivos”, atestou o prefeito. Já na sexta-feira (23), o presidente do Instituto Avalie Emerson Pinheli assina o contrato juntamente com o prefeito Bruno Augusto e toda sua equipe administrativa, para que o instituto, que tem vasta experiencia na realização de concursos públicos, tendo realizado o concurso da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, da Prefeitura de Betim, concursos nos Estados da Bahia, do Pernambuco entre outros.
“Vimos que este é um concurso muito importante para o Município, que já é esperado há um bom tempo e, com certeza será realizado com transparência, lisura e todo sigilo necessário. Onde a Prefeitura firmou um contrato de R$350 mil com uma previsão de 4 mil candidatos, onde as inscrições ficarão a cargo do Município de Frutal”, destacou o responsável pelo Instituto Avalie.
Vale destacar que antes de finalizar o processo licitatório de contratação da empresa para realização do Concurso Público, o prefeito Bruno Augusto fez uma reunião com todos vereadores de Frutal, entregando uma pasta com os dados de todas as três empresas que haviam apresentado orçamento e proposta, para que antes de contratar, os vereadores pudessem fiscalizar e buscar informações sobre as empresas. Sendo que não houve a manifestação de nenhum vereador quanto as empresas.
A diretora de Projetos do Instituto Avalie, Priscilla Galhardi Loupasso explicou quais serão os procedimentos a partir de agora, que compreende a parte organizacional onde o Instituto Avalie fará contato com a Comissão do Concurso solicitando informações, dentre elas: Legislações Municipais referente a realização do concurso, nomes e dados dos cargos, salários, carga horaria, requisitos e atribuições. Além disto o Instituto Avalie estará elaborando o edital, preparando o conteúdo programático de cada cargo, cada prova, layout dos formulários de inscrições, os dados bancários de onde serão recolhidas as inscrições, geração de boletos. Estando tudo definido, parte-se para o cronograma de divulgação do edital de abertura, logística para realização das provas, locais para aplicação e atendimento da equipe de aplicação das provas. “Eu acredito que dentre duas ou até três semanas, já cumprimos esta primeira fase organizacional, já partimos para elaboração e publicação do edital, que ficará por no mínimo 60 dias, aberto para as inscrições e analise do Tribunal de Contas do Estado”, explicou a diretora, que afirma que o Instituto Avalie é responsável pela organização, elaboração, aplicação, geração dos resultados e homologação, sendo toda responsabilidade do Avalie. A previsão é que a prova seja aplicada entre o final de setembro até o início do mês de outubro, os candidatos devem responder perguntas de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos do cargo ao qual estará concorrendo no concurso.