DNIT homologa edital para construção de nova ponte na BR-153 sobre o Rio Paranaíba, entre GO e MG
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que foi homologado o edital da obra de construção de uma nova ponte sobre o Rio Paranaíba, localizada entre os quilômetros 703,32 e 703,6 da BR-153, no município de Itumbiara,
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que foi homologado o edital da obra de construção de uma nova ponte sobre o Rio Paranaíba, localizada entre os quilômetros 703,32 e 703,6 da BR-153, no município de Itumbiara, na divisa entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Segundo o órgão, o contrato encontra-se atualmente na fase de trâmites administrativos para assinatura.
Após a formalização contratual, será iniciada a elaboração do projeto executivo de engenharia, etapa que antecede a execução das obras. Somente após a conclusão desse projeto serão definidos o prazo para início dos trabalhos e a duração da intervenção.
O empreendimento contará com investimento do Governo Federal estimado em R$ 56,6 milhões. Além da construção da nova ponte, o projeto prevê a implantação dos acessos na BR-153 tanto no trecho goiano quanto no mineiro, com impacto direto na ligação entre os municípios de Itumbiara (GO) e Araporã (MG), importante eixo de integração regional.
A nova estrutura é considerada estratégica para a mobilidade e o escoamento da produção, uma vez que a BR-153 é um dos principais corredores logísticos do país, conectando o Centro-Oeste ao Sudeste.
Antes da existência de pontes, a travessia do Rio Paranaíba entre Goiás e Minas Gerais era feita por balsas, sujeitas a longos atrasos e interrupções por enchentes. Em 1909, foi inaugurada a Ponte Pênsil Affonso Penna, primeira ligação fixa entre Itumbiara e Araporã, com estrutura metálica importada da Alemanha, tornando-se um marco da integração regional.
Com a construção da BR-153 e da usina hidrelétrica, uma ponte mais moderna passou a atender o tráfego principal, levando à desativação da ponte pênsil, que foi posteriormente reinstalada para uso local. Hoje, a Ponte Affonso Penna é tombada pelo Iphan e permanece como símbolo histórico do desenvolvimento e da integração entre o sudoeste goiano e o Triângulo Mineiro.
A Prefeitura de Campina Verde concluiu a construção de uma nova ponte na região do Brejo Alegre, na localidade da Ponte Preta, reforçando o acesso e a mobilidade na zona rural do município.
As obras na estrada que liga Conceição das Alagoas a Campo Florido foram retomadas, marcando mais um passo importante para o desenvolvimento e a integração regional. A primeira etapa do projeto
Na noite do dia 22 de janeiro, o Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Frutal (CODESF) realizou a solenidade de posse da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal para o triênio 2026/2028.
Um estudante de direito de 28 anos foi preso no último sábado (22/11), em São Paulo, suspeito de assassinar a própria mãe, a professora aposentada Eliana Roschel, de 61 anos.