26 de Agosto, 2025 16h08mAção Social

Agosto Lilás reforça alerta sobre a violência patrimonial contra mulheres

A Prefeitura de Conceição das Alagoas que durante o Agosto Lilás, faz campanha dedicada à conscientização e combate à violência contra a mulher, um dos temas que ganha destaque é a violência patrimonial.

A Prefeitura de Conceição das Alagoas que durante o Agosto Lilás, faz campanha dedicada à conscientização e combate à violência contra a mulher, um dos temas que ganha destaque é a violência patrimonial. Muitas vezes silenciosa e invisível, essa forma de agressão ocorre quando o agressor toma documentos pessoais, destrói bens, controla o dinheiro da vítima ou a impede de trabalhar, comprometendo sua autonomia financeira e independência.
Especialistas destacam que a violência patrimonial, assim como a física, psicológica, moral e sexual, está prevista na Lei Maria da Penha como uma das formas de violação dos direitos da mulher. “Quando o agressor retira da vítima seus meios de subsistência ou tenta controlar sua vida financeira, ele não apenas ataca sua liberdade, mas também busca manter um ciclo de dependência e dominação”, explica.
O Agosto Lilás busca não apenas dar visibilidade a essas situações, mas também incentivar a denúncia. Casos de violência contra a mulher podem ser comunicados pelo telefone 180, que funciona 24 horas, ou pelo 190, em situações de emergência.
A mensagem da campanha é clara: violência patrimonial também é violência. Romper o silêncio é o primeiro passo para quebrar o ciclo de abuso e garantir proteção às vítimas.

Publicidade

Notícias relacionadas

Planura reforça a campanha Novembro Azul com palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce

A Prefeitura de Planura promoveu, nesta terça-feira, uma importante ação de conscientização na UBS Dr. Aldo Soares. O Dr.

25 de Novembro, 2025

Dia da Beleza no CCI celebra o autocuidado e a valorização das mulheres

A Prefeitura de Conceição das Alagoas promoveu, nesta segunda-feira (04), o Dia da Beleza no Centro de Convivência do Idoso (CCI), uma ação especial dedicada às participantes do Serviço de Conv

06 de Novembro, 2025

Dezembro Vermelho reforça conscientização sobre HIV e ISTs em Frutal, com ações que seguem durante todo o ano

O Dezembro Vermelho do ano passado chamou a atenção da população para a importância da prevenção do HIV/AIDS e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

12 de Janeiro, 2026