24 de Julho, 2025 10h07mSegurança

Barragem em Brumadinho tem nível de emergência elevado e ANM determina retirada preventiva de moradores

A barragem B1-A, da empresa Emicon, localizada na comunidade do Quéias, em Brumadinho (MG), teve seu nível de emergência elevado para o nível 2 pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

A barragem B1-A, da empresa Emicon, localizada na comunidade do Quéias, em Brumadinho (MG), teve seu nível de emergência elevado para o nível 2 pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Esse é o penúltimo estágio na escala de alerta (que vai de 0 a 3) e, embora não indique rompimento iminente, exige medidas imediatas, como a evacuação preventiva da Zona de Autossalvamento (ZAS), área onde não há tempo hábil para ação das autoridades em caso de colapso.
A elevação do nível foi motivada por falhas técnicas identificadas pela ANM, como a ausência de sistemas de alerta e videomonitoramento e a falta da Declaração de Conformidade e Operacionalidade (DCO) do Plano de Ação de Emergência para Barragens (PAEBM). A Prefeitura de Brumadinho criou uma Comissão Estratégica Municipal (CEM), composta por representantes das principais secretarias, Defesa Civil e o prefeito Gabriel Parreiras, para acompanhar a situação. A gestão municipal informou que todas as pastas estão de plantão.
O prefeito reafirmou que não há risco iminente, mas criticou a empresa pela ausência de estudos atualizados, o que motivou a medida preventiva por parte da ANM. A evacuação das famílias da ZAS segue em andamento, com apoio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e outros órgãos estaduais e federais. Segundo a prefeitura, todas as ações seguem o Artigo 42 da Resolução ANM nº 95/2022, com caráter exclusivamente preventivo.
A Avabrum (Associação dos Familiares de Vítimas do Rompimento da Barragem de Córrego do Feijão) manifestou indignação com o novo alerta, denunciando falhas contínuas na fiscalização e prevenção. Em nota, a entidade lembrou as tragédias de Mariana e Brumadinho, e apontou que as lições “claramente não foram aprendidas”. A associação cobrou medidas imediatas, como a evacuação total da área de risco, revisão dos planos de segurança, responsabilização dos envolvidos, transparência na comunicação com a população e visitas técnicas às mais de 30 barragens em situação crítica no estado.
Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Urso de pelúcia coberto com pele humana é encontrado em estacionamento e assusta moradores na Califórnia

Um suposto urso de pelúcia coberto com pele humana causou alvoroço ao ser encontrado no estacionamento de uma loja de conveniência na Califórnia, Estados Unidos, no último final de semana.

15 de Julho, 2025

🔪 CRIME CHOCANTE EM AMÉRICO DE CAMPOS: Homem é assassinado e tem órgão genital mutilado

Um crime brutal deixou a população de Américo de Campos, no interior de São Paulo, em estado de choque neste domingo (13/7).

14 de Julho, 2025

DF tem dois casos de raiva em morcegos e Saúde intensifica cuidados

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou dois casos de raiva em morcegos. Em comunicado de risco, é relatado que, no último dia 5, laudo de exame laboratorial testou positivo para raiva

09 de Julho, 2025