24 de Julho, 2025 10h07mSegurança

Barragem em Brumadinho tem nível de emergência elevado e ANM determina retirada preventiva de moradores

A barragem B1-A, da empresa Emicon, localizada na comunidade do Quéias, em Brumadinho (MG), teve seu nível de emergência elevado para o nível 2 pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

A barragem B1-A, da empresa Emicon, localizada na comunidade do Quéias, em Brumadinho (MG), teve seu nível de emergência elevado para o nível 2 pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Esse é o penúltimo estágio na escala de alerta (que vai de 0 a 3) e, embora não indique rompimento iminente, exige medidas imediatas, como a evacuação preventiva da Zona de Autossalvamento (ZAS), área onde não há tempo hábil para ação das autoridades em caso de colapso.
A elevação do nível foi motivada por falhas técnicas identificadas pela ANM, como a ausência de sistemas de alerta e videomonitoramento e a falta da Declaração de Conformidade e Operacionalidade (DCO) do Plano de Ação de Emergência para Barragens (PAEBM). A Prefeitura de Brumadinho criou uma Comissão Estratégica Municipal (CEM), composta por representantes das principais secretarias, Defesa Civil e o prefeito Gabriel Parreiras, para acompanhar a situação. A gestão municipal informou que todas as pastas estão de plantão.
O prefeito reafirmou que não há risco iminente, mas criticou a empresa pela ausência de estudos atualizados, o que motivou a medida preventiva por parte da ANM. A evacuação das famílias da ZAS segue em andamento, com apoio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e outros órgãos estaduais e federais. Segundo a prefeitura, todas as ações seguem o Artigo 42 da Resolução ANM nº 95/2022, com caráter exclusivamente preventivo.
A Avabrum (Associação dos Familiares de Vítimas do Rompimento da Barragem de Córrego do Feijão) manifestou indignação com o novo alerta, denunciando falhas contínuas na fiscalização e prevenção. Em nota, a entidade lembrou as tragédias de Mariana e Brumadinho, e apontou que as lições “claramente não foram aprendidas”. A associação cobrou medidas imediatas, como a evacuação total da área de risco, revisão dos planos de segurança, responsabilização dos envolvidos, transparência na comunicação com a população e visitas técnicas às mais de 30 barragens em situação crítica no estado.
Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Castração de cães e gatos tem início em Conceição das Alagoas

A Prefeitura de Conceição das Alagoas deu início nesta semana ao programa de castração gratuita de cães e gatos, ação que busca promover o bem-estar animal e contribuir para o controle populac

03 de Setembro, 2025

Reunião de Alinhamento entre Guarda Mirim e Governo Municipal fortalece ações voltadas à juventude em Pirajuba

A Administração Municipal de Pirajuba promoveu uma importante reunião de alinhamento com representantes da Guarda Mirim, com o objetivo de discutir novos projetos e as futuras instalações do prog

31 de Outubro, 2025

Anvisa proíbe substâncias em unhas de gel por risco de câncer e infertilidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quarta-feira a proibição de duas substâncias utilizadas em produtos para unhas em gel: o óxido de trimetilbenzoil difenilfosfi

30 de Outubro, 2025