
Na manhã desta terça-feira (24 de junho), foi deflagrada a Operação Carga Pesada em Uberaba, outros municípios de Minas Gerais e na cidade de Caruaru, no estado de Pernambuco. A ação é resultado de um esforço conjunto entre o GAECO Regional de Patos de Minas, GAECO Regional de Paracatu, 10ª Região da Polícia Militar, 10º Departamento de Polícia Civil, 5ª Região da Polícia Militar, com sede em Uberaba, e conta ainda com apoio aéreo do 2º BRAVE.
Estão sendo cumpridos:
- 25 mandados de prisão;
- 22 mandados de busca e apreensão domiciliar;
- 38 apreensões ou sequestros de veículos;
- Bloqueios de valores financeiros e indisponibilidade de imóveis.
As ordens judiciais são executadas nas cidades de Patrocínio, Uberaba, Ibiá e Alfenas (MG), além de Caruaru (PE).
O objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa especializada em crimes patrimoniais, como:
- Roubos majorados de cargas;
- Furtos qualificados;
- Adulteração de veículos;
- Lavagem de capitais.
De acordo com as investigações, o grupo atuava principalmente no roubo de cargas de alto valor, especialmente café, utilizando grave ameaça com armas de fogo e aplicando fraudes com o envolvimento de motoristas associados ao esquema. A quadrilha mantinha base operacional em Patrocínio/MG e causou um prejuízo estimado em mais de R$ 5 milhões.
Até o momento, sete pessoas foram presas, mas a expectativa das autoridades é de que novas prisões ocorram ao longo do dia.
A operação reforça o trabalho conjunto das forças de segurança no combate ao crime organizado em Minas Gerais e no país.
Reprodução: Rede Social