03 de Julho, 2025 12h07mPolicia

Operação Defensio Vitae combate organização criminosa envolvida em homicídios e tráfico em Prata/MG

Na manhã desta quinta-feira, 3 de julho de 2025, foi deflagrada a Operação Defensio Vitae, uma ação integrada que mobilizou o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do GAECO regional de Uberlândia e da Promotoria de Justiça de Prata, a

Na manhã desta quinta-feira, 3 de julho de 2025, foi deflagrada a Operação Defensio Vitae, uma ação integrada que mobilizou o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do GAECO regional de Uberlândia e da Promotoria de Justiça de Prata, a Polícia Militar de Minas Gerais, através da 9ª Região da PM, e a Polícia Civil de Minas Gerais, via 9º Departamento.

A operação teve como objetivo a repressão qualificada a uma organização criminosa atuante na cidade de Prata/MG, com envolvimento em crimes como homicídios consumados e tentados, tráfico de drogas, tráfico de armas e associação criminosa.

As investigações apontam que o grupo criminoso operava com uma logística sofisticada voltada à execução de homicídios e à distribuição de entorpecentes, utilizando pontos de venda estratégicos e outras táticas para manter o esquema em funcionamento.

Durante a ação, foram cumpridos 36 mandados judiciais, sendo 20 de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva. Além disso, foram efetuadas duas prisões em flagrante por posse e porte ilegal de armas de fogo, com apreensão de armamentos.

Publicidade

Os detidos serão encaminhados ao sistema prisional e responderão pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte e posse ilegal de armas e participação em organização criminosa.

Segundo os órgãos de segurança, a operação representa um avanço decisivo no combate à criminalidade organizada, especialmente no enfrentamento aos crimes contra a vida e ao tráfico de drogas e armas. A ação reforça o compromisso do Estado com a preservação da ordem pública e a proteção da população pratense e mineira.

Ao todo, participaram da operação 3 promotores de Justiça, 70 policiais militares, 16 policiais civis, além de servidores e colaboradores do Ministério Público.

A coletiva de imprensa está marcada para 11h30, no auditório do Ministério Público de Minas Gerais, localizado na Rua São Paulo, nº 95, Bairro Tibery, Uberlândia/MG.

Publicidade

Notícias relacionadas

Operação Carga Pesada é deflagrada em Uberaba e outros municípios para combater organização criminosa de roubo de cargas

Na manhã desta terça-feira (24 de junho), foi deflagrada a Operação Carga Pesada em Uberaba, outros municípios de Minas Gerais e na cidade de Caruaru, no estado de Pernambuco.

24 de Junho, 2025

Polícia Civil deflagra Operação “Crédito Sombrio” em Frutal e identifica prejuízos também em Uberlândia

Estelionatário é alvo de mandados de busca e apreensão após fraudes que somam mais de R$ 670 mil em empréstimos bancários feitos com dados de vítimas   A Polícia Civil de Minas Gerais, por me

10 de Julho, 2025

Operação Tapa-Buraco avança em Conceição das Alagoas e melhora segurança viária

A Prefeitura Municipal segue intensificando os trabalhos de manutenção das vias públicas por meio da Operação Tapa-Buraco.

04 de Julho, 2025