
Na manhã desta quinta-feira, 3 de julho de 2025, foi deflagrada a Operação Defensio Vitae, uma ação integrada que mobilizou o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do GAECO regional de Uberlândia e da Promotoria de Justiça de Prata, a Polícia Militar de Minas Gerais, através da 9ª Região da PM, e a Polícia Civil de Minas Gerais, via 9º Departamento.
A operação teve como objetivo a repressão qualificada a uma organização criminosa atuante na cidade de Prata/MG, com envolvimento em crimes como homicídios consumados e tentados, tráfico de drogas, tráfico de armas e associação criminosa.
As investigações apontam que o grupo criminoso operava com uma logística sofisticada voltada à execução de homicídios e à distribuição de entorpecentes, utilizando pontos de venda estratégicos e outras táticas para manter o esquema em funcionamento.
Durante a ação, foram cumpridos 36 mandados judiciais, sendo 20 de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva. Além disso, foram efetuadas duas prisões em flagrante por posse e porte ilegal de armas de fogo, com apreensão de armamentos.
Os detidos serão encaminhados ao sistema prisional e responderão pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte e posse ilegal de armas e participação em organização criminosa.
Segundo os órgãos de segurança, a operação representa um avanço decisivo no combate à criminalidade organizada, especialmente no enfrentamento aos crimes contra a vida e ao tráfico de drogas e armas. A ação reforça o compromisso do Estado com a preservação da ordem pública e a proteção da população pratense e mineira.
Ao todo, participaram da operação 3 promotores de Justiça, 70 policiais militares, 16 policiais civis, além de servidores e colaboradores do Ministério Público.
A coletiva de imprensa está marcada para 11h30, no auditório do Ministério Público de Minas Gerais, localizado na Rua São Paulo, nº 95, Bairro Tibery, Uberlândia/MG.