
O Comitê de Enfrentamento às Arboviroses reuniu-se na Secretaria Municipal de Saúde na quinta-feira, 22 de janeiro, para a apresentação dos dados do primeiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2026, realizado nas primeiras semanas deste mês no município de Itapagipe.
De acordo com o levantamento, o índice de infestação foi de 1,7, o que caracteriza risco médio para a proliferação do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Durante a ação, 477 imóveis foram visitados pelas equipes da Vigilância em Saúde, por meio do setor de Controle de Endemias.
Ao todo, foram identificados 10 focos do Aedes aegypti, com maior concentração em lixo e caixas d’água, o que acende um alerta importante para o risco de epidemias no município. Os dados revelam ainda que a maioria dos focos foi encontrada dentro das residências, reforçando a necessidade de intensificação dos cuidados por parte da população.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta os moradores a eliminarem possíveis criadouros do mosquito, como vasos de plantas, caixas d’água destampadas, pneus e outros recipientes que possam acumular água parada. A colaboração de cada cidadão é fundamental para conter a proliferação do Aedes aegypti e proteger a saúde de toda a comunidade.




















