29 de Janeiro, 2026 10h01mJustiça

Racismo recreativo: estudantes da UEMG-Frutal são condenados por ofensa racial durante trote universitário

Três estudantes universitários foram condenados a três anos de reclusão, em regime inicial aberto, além do pagamento de 15 dias-multa, por praticarem racismo recreativo contra uma caloura durante um trote universitário em Frutal, no Triângulo Mineir

Três estudantes universitários foram condenados a três anos de reclusão, em regime inicial aberto, além do pagamento de 15 dias-multa, por praticarem racismo recreativo contra uma caloura durante um trote universitário em Frutal, no Triângulo Mineiro. O caso ocorreu em março de 2024, quando a vítima foi chamada de “Bombril”, em referência ao seu cabelo.

De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a expressão utilizada possui caráter historicamente ofensivo e está associada ao imaginário social discriminatório, configurando crime de racismo, ainda que proferida em um contexto considerado “festivo” pelos acusados.

Durante a atuação no processo, o MPMG informou que aplicou o Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), afastando teses defensivas como a inexistência de dolo por se tratar de uma brincadeira ou a tentativa de descaracterização do crime com a alegação de que os réus possuíam “amigos negros”.

Publicidade

Segundo o órgão, o ambiente acadêmico exige dos estudantes plena consciência da ilicitude de condutas discriminatórias. A decisão judicial também reconheceu a existência do racismo estrutural e aplicou a qualificadora prevista no artigo 20-A da Lei nº 7.716/89, uma vez que o crime foi praticado em contexto de recreação.

O caso reforça o entendimento de que manifestações racistas, ainda que travestidas de humor ou brincadeira, são passíveis de responsabilização penal, representando um importante precedente no combate ao racismo no ambiente universitário.

Publicidade

Notícias relacionadas

Férias escolares de 2027 terão novas datas por causa da Copa Feminina

A lei que estabelece medidas para a realização da Copa do Mundo Feminina de 2027 prevê que as férias escolares coincidam com o período da competição e autoriza a decretação de feriados nacion

07 de Julho, 2026

Ceará ganha roteiro turístico da fé por lei federal

O Ceará acaba de ganhar oficialmente mais um roteiro turístico que une religiosidade, história, cultura e lazer. É o Roteiro Turístico da Fé, instituído por lei federal. Fazem parte da rota 13

30 de Junho, 2026

Marcha em São Paulo pede legalização da maconha

Dezenas de milhares de pessoas se reuniram, na tarde de hoje (21), em um protesto pela legalização da maconha no país. Em frente ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), os manife

21 de Junho, 2026