
O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, enfatizou que rapidez no atendimento é determinante para salvar vidas, citando exemplos críticos de urgência. “Quero enfatizar: pessoas que têm um infarto sabem que tempo é vida. Um AVC que chegar em até quatro horas para receber o medicamento certo pode evitar sequelas para toda a vida. No infarto, o trabalho das primeiras horas pode deixar a pessoa sem nenhuma sequela. É isso que estamos fortalecendo com o SAMU”, afirmou. Baccheretti destacou que a integração da rede melhora o diagnóstico ainda dentro da ambulância. “Hoje, com a regulação capacitada, ciência, pesquisa e treinamentos rotineiros, temos protocolos, eletrocardiograma e telemedicina para diagnosticar o infarto na ambulância e começar o tratamento ali mesmo. É o SAMU mais eficiente do Brasil. O consórcio do Triângulo Sul tem essa grande qualidade.” O secretário anunciou a expansão da cobertura do SAMU na região. “São 17 bases que iremos inaugurar. Eu, o governador e o vice vamos dividir as agendas. Hoje estamos em 96% de cobertura do SAMU e chegaremos a 100% no dia 19 de dezembro.” Ele reforçou que prefeitos e secretários precisam manter união para fortalecer a rede de urgência e emergência.
Baccheretti também destacou o papel estratégico dos municípios na rede pactuada do Triângulo Mineiro. “Vamos fortalecer Frutal. Frutal é uma cidade importante que já está se reorganizando. Municípios como Fronteira, Pirajuba, Planura e Conceição das Alagoas precisam estar juntas. Os secretários sabem da importância de sermos resolutivos para que Uberaba faça o que faz de melhor como polo universitário.” A inauguração da nova estrutura voltadas ao atendimento de urgência e emergência em Pirajuba reuniu autoridades estaduais e municipais, que destacaram melhorias expressivas na saúde regional e a ampliação da rede integrada de atendimentos em Minas Gerais.
A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, ressaltou a evolução da saúde mineira desde 2021 sob a gestão do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.
“Desde que ele entrou, a saúde do Estado avançou muito. Ele é médico, faz plantão até hoje e entende a necessidade da ponta. O que vai mudar a vida dos cidadãos de Pirajuba é a rapidez do atendimento. Agora temos uma rede integrada, o helicóptero sediado em Uberaba e o novo heliponto que torna o atendimento ainda mais rápido. Isso é para a população”, destacou Elisa.
O vice-prefeito de Pirajuba, Marcos Brunozzi, reforçou o reconhecimento da cidade na atenção básica. “Pirajuba foi destaque entre as primeiras cidades do país em vacinação. Cada pequena grande conquista passa pela Secretaria de Saúde. Queremos que a população sinta orgulho e satisfação de morar aqui”, afirmou.
O prefeito Airton Alves (Gauchinho) ressaltou a eliminação da fila de exames após anos de espera na região. “Antes tínhamos pessoas aguardando até oito anos. Hoje, zeramos nossa fila e investimos mais de R$ 500 mil apenas em exames este ano, aplicando mais de 23% do orçamento em saúde e, agora inauguramos a base do SAMU, que ajudará a salvar vidas da nossa população”, disse.
Ele reforçou a necessidade de fortalecer o Hospital Regional Frei Gabriel. “Precisamos ampliar a estrutura, porque ainda há filas e a região depende do hospital.”



























