
Na quarta-feira (05), o prefeito de Fronteira, Sérgio Paulo Campos, conhecido como Sérgio Coxa, celebrou a concretização de um sonho que vem perseguindo desde 2005: a estruturação do município para se tornar uma Comarca própria. A inauguração do Fórum Digital representa um avanço significativo nessa trajetória, marcando um novo capítulo na busca por maior autonomia jurídica para a cidade.
Desde seu primeiro mandato como prefeito, iniciado em 2005, Sérgio Coxa tem trabalhado para fortalecer a infraestrutura institucional do município. Entre 2005 e 2008, chegou a realizar um censo populacional próprio, para confrontar os dados do IBGE e reforçar a viabilidade da criação da comarca. Agora, em seu décimo terceiro ano à frente da administração municipal (Terceiro Mandato) ele celebra essa conquista como um passo fundamental para a concretização desse objetivo.
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inaugurou, em 5 de fevereiro, o Fórum e o Cejusc Digital em Fronteira, no Triângulo Mineiro, pertencente à Comarca de Frutal. A unidade já está em funcionamento desde outubro de 2024, realizando 231 atendimentos até o momento. Este é o sexto Fórum Digital do TJMG e o primeiro na gestão do presidente Luiz Carlos Corrêa Junior.
Os Fóruns Digitais oferecem serviços virtuais, como audiências por videoconferência, emissão de certidões e atendimento processual, evitando o deslocamento de cidadãos para comarcas distantes. A instalação da unidade em Fronteira visa facilitar o acesso à Justiça e aumentar a celeridade dos processos.
O novo espaço de 220 m² conta com salas para audiências e serviços de mediação e conciliação, beneficiando também a população de cidades vizinhas. Durante a inauguração, Corrêa Junior destacou a importância de usar uma linguagem simples e acessível, além da necessidade de soluções criativas para otimizar recursos e melhorar o atendimento ao público.
A ideia dos Fóruns Digitais foi inspirada em um projeto do Tribunal de Justiça de Rondônia, e a previsão é que mais 20 unidades sejam inauguradas até 2026. O corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi, ressaltou o impacto positivo para a região, com maior eficiência no atendimento e redução de custos.
A juíza Pollyanna Lima Neves Toledo, diretora do Foro de Frutal, destacou que a instalação do Fórum Digital em Fronteira elimina a necessidade de deslocamento de moradores para Frutal, beneficiando diretamente a população local.