03 de Fevereiro, 2025 14h02mInauguração

Prefeito Sérgio Coxa concretiza o sonho com a inauguração do Fórum Digital

Na quarta-feira (05), o prefeito de Fronteira, Sérgio Paulo Campos, conhecido como Sérgio Coxa, celebrou a concretização de um sonho que vem perseguindo desde 2005: a estruturação do município para se tornar uma Comarca própria.

Na quarta-feira (05), o prefeito de Fronteira, Sérgio Paulo Campos, conhecido como Sérgio Coxa, celebrou a concretização de um sonho que vem perseguindo desde 2005: a estruturação do município para se tornar uma Comarca própria. A inauguração do Fórum Digital representa um avanço significativo nessa trajetória, marcando um novo capítulo na busca por maior autonomia jurídica para a cidade.
Desde seu primeiro mandato como prefeito, iniciado em 2005, Sérgio Coxa tem trabalhado para fortalecer a infraestrutura institucional do município. Entre 2005 e 2008, chegou a realizar um censo populacional próprio, para confrontar os dados do IBGE e reforçar a viabilidade da criação da comarca. Agora, em seu décimo terceiro ano à frente da administração municipal (Terceiro Mandato) ele celebra essa conquista como um passo fundamental para a concretização desse objetivo.
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inaugurou, em 5 de fevereiro, o Fórum e o Cejusc Digital em Fronteira, no Triângulo Mineiro, pertencente à Comarca de Frutal. A unidade já está em funcionamento desde outubro de 2024, realizando 231 atendimentos até o momento. Este é o sexto Fórum Digital do TJMG e o primeiro na gestão do presidente Luiz Carlos Corrêa Junior.
Os Fóruns Digitais oferecem serviços virtuais, como audiências por videoconferência, emissão de certidões e atendimento processual, evitando o deslocamento de cidadãos para comarcas distantes. A instalação da unidade em Fronteira visa facilitar o acesso à Justiça e aumentar a celeridade dos processos.
O novo espaço de 220 m² conta com salas para audiências e serviços de mediação e conciliação, beneficiando também a população de cidades vizinhas. Durante a inauguração, Corrêa Junior destacou a importância de usar uma linguagem simples e acessível, além da necessidade de soluções criativas para otimizar recursos e melhorar o atendimento ao público.
A ideia dos Fóruns Digitais foi inspirada em um projeto do Tribunal de Justiça de Rondônia, e a previsão é que mais 20 unidades sejam inauguradas até 2026. O corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi, ressaltou o impacto positivo para a região, com maior eficiência no atendimento e redução de custos.
A juíza Pollyanna Lima Neves Toledo, diretora do Foro de Frutal, destacou que a instalação do Fórum Digital em Fronteira elimina a necessidade de deslocamento de moradores para Frutal, beneficiando diretamente a população local.

Publicidade

Notícias relacionadas

Austa Clínicas patrocina a 52ª Expo Frutal e estreita ainda mais o relacionamento com a cidade e as empresas do agronegócio

Com forte atuação na área da saúde da cidade, a Austa Clínicas está presente também na 52ª edição da Expo Frutal como patrocinador em reconhecimento da fundamental importância do evento par

03 de Julho, 2025

Prefeito Gauchinho se reúne com forças de segurança para planejar Cavalgada e Festa do Peão em Pirajuba

Na manhã desta segunda-feira, o prefeito Gauchinho recebeu em seu gabinete o Tenente Milander, o Tenente Jucimar, o Sargento Gomes, além da equipe de segurança formada por Guilherme e Jerri.

26 de Agosto, 2025

Cidade do Prata segue avançando com o programa Cidade Limpa

O programa Cidade Limpa continua a transformar a Cidade do Prata, com a equipe da empresa JBR intensificando os serviços de limpeza e manutenção em toda a cidade.

25 de Agosto, 2025