14 de Julho, 2025 12h07mFestividades

Festa da Padroeira movimenta Frutal com fé, tradição e cultura popular

Com início no dia 7 de julho e programação estendida até o dia 20, a tradicional festa em louvor a Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Frutal, reúne moradores, fiéis e visitantes em uma intensa programação religiosa e social.

Com início no dia 7 de julho e programação estendida até o dia 20, a tradicional festa em louvor a Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Frutal, reúne moradores, fiéis e visitantes em uma intensa programação religiosa e social. A celebração, que acontece anualmente, é considerada um dos principais eventos culturais e religioso da cidade.
Em entrevista à Rádio 102 FM, o Padre Rogério Consentino, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, destacou a importância da festividade. “É um momento de muita fé para o nosso povo. A novena começou na última segunda-feira, dia 7, e segue até o dia 15. Já no dia 16 de julho, que é o dia da padroeira, teremos a grande solenidade com procissão, coroação de Nossa Senhora e missas especiais”, afirmou.A quermesse, evento social da festa, começou nesta quinta-feira (10), com estrutura montada em frente à Igreja Matriz. “Temos comidas típicas mineiras, shows ao vivo, binguinho, bingão, brinquedos para as crianças, leilão de prendas e teremos o leilão de gado e o tradicional almoço comunitário no domingo, dia 20, encerrando a programação com grande participação da comunidade”, explicou o sacerdote. Padre Rogério também relembrou as raízes históricas da devoção a Nossa Senhora do Carmo em Frutal. “Desde os primórdios da cidade, Nossa Senhora do Carmo está presente na fé do povo. As primeiras missas datam de 1854 e a Matriz atual é a terceira igreja construída na história da paróquia. A escolha da padroeira tem relação com as irmãs biatas que doaram as terras e pediram a construção de uma capela em devoção a ela”, contou.
Hoje, Frutal conta com quatro paróquias, mas a primeira e mais antiga é a de Nossa Senhora do Carmo, oficialmente instituída como paróquia ainda no tempo do Império. “Nossa missão é manter viva essa fé, essa história, e cuidar do nosso patrimônio. Estamos com um projeto para climatizar e reformar a parte interna da igreja, o que demanda recursos. Por isso, cada participação na festa ajuda diretamente na preservação da nossa igreja e na evangelização”, explicou o padre. A festa, que une fé, tradição e cultura, se consolida como um importante momento de encontro e valorização da identidade do povo frutalense.

Publicidade

Notícias relacionadas

Tradição e fé: Festa dos Marujos celebra Dia da Consciência Negra com cortejo e Missa Afro em Frutal

A tradicional Festa dos Marujos, um dos eventos culturais mais simbólicos de Frutal, tomou conta das ruas no último domingo com cores, música, devoção e ancestralidade.

25 de Novembro, 2025

Férias com Cultura movimenta crianças e adolescentes no Parque do Jatobá

Durante o mês de janeiro, estudantes pratenses que estão em período de férias puderam participar de mais uma edição do programa Férias com Cultura, promovido pela Secretaria Municipal de Cultur

02 de Fevereiro, 2026

Fé, tradição e união marcam a 81ª Festa de São Sebastião em Prata

A comunidade católica de Prata viveu dias de intensa fé, devoção e confraternização durante a realização da 81ª Festa de São Sebastião, promovida pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

26 de Janeiro, 2026