14 de Julho, 2025 12h07mFestividades

Festa da Padroeira movimenta Frutal com fé, tradição e cultura popular

Com início no dia 7 de julho e programação estendida até o dia 20, a tradicional festa em louvor a Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Frutal, reúne moradores, fiéis e visitantes em uma intensa programação religiosa e social.

Com início no dia 7 de julho e programação estendida até o dia 20, a tradicional festa em louvor a Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Frutal, reúne moradores, fiéis e visitantes em uma intensa programação religiosa e social. A celebração, que acontece anualmente, é considerada um dos principais eventos culturais e religioso da cidade.
Em entrevista à Rádio 102 FM, o Padre Rogério Consentino, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, destacou a importância da festividade. “É um momento de muita fé para o nosso povo. A novena começou na última segunda-feira, dia 7, e segue até o dia 15. Já no dia 16 de julho, que é o dia da padroeira, teremos a grande solenidade com procissão, coroação de Nossa Senhora e missas especiais”, afirmou.A quermesse, evento social da festa, começou nesta quinta-feira (10), com estrutura montada em frente à Igreja Matriz. “Temos comidas típicas mineiras, shows ao vivo, binguinho, bingão, brinquedos para as crianças, leilão de prendas e teremos o leilão de gado e o tradicional almoço comunitário no domingo, dia 20, encerrando a programação com grande participação da comunidade”, explicou o sacerdote. Padre Rogério também relembrou as raízes históricas da devoção a Nossa Senhora do Carmo em Frutal. “Desde os primórdios da cidade, Nossa Senhora do Carmo está presente na fé do povo. As primeiras missas datam de 1854 e a Matriz atual é a terceira igreja construída na história da paróquia. A escolha da padroeira tem relação com as irmãs biatas que doaram as terras e pediram a construção de uma capela em devoção a ela”, contou.
Hoje, Frutal conta com quatro paróquias, mas a primeira e mais antiga é a de Nossa Senhora do Carmo, oficialmente instituída como paróquia ainda no tempo do Império. “Nossa missão é manter viva essa fé, essa história, e cuidar do nosso patrimônio. Estamos com um projeto para climatizar e reformar a parte interna da igreja, o que demanda recursos. Por isso, cada participação na festa ajuda diretamente na preservação da nossa igreja e na evangelização”, explicou o padre. A festa, que une fé, tradição e cultura, se consolida como um importante momento de encontro e valorização da identidade do povo frutalense.

Publicidade

Notícias relacionadas

📍Conferência de Assistência Social movimenta Fronteira com temas relevantes e grande participação popular

Nesta terça-feira, a cidade de Fronteira foi palco de mais um importante momento de diálogo e construção coletiva durante a Conferência Municipal de Assistência Social.

02 de Julho, 2025

Pirajuba celebra a cultura popular com grande Arraiá da Educação

Em clima de festa e tradição, a Prefeitura de Pirajuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nos dias 13 e 14 de junho o tradicional Arraiá da Educação, reunindo alunos, educa

17 de Junho, 2025

Feira de Cultura e Lazer movimenta Praça José Alexandre do Carmo com música, gastronomia e arte em Conceição das Alagoas

Na noite da última sexta-feira (6), a Praça José Alexandre do Carmo foi palco de mais uma edição de sucesso da Feira de Cultura e Lazer em Conceição das Alagoas.

09 de Junho, 2025