
A partir de 2024, o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, será feriado nacional, conforme a sanção da Lei 14.759/23, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Anteriormente, a data era feriado apenas em alguns estados e municípios, conforme legislações locais.
No último domingo, 17 de novembro, foram realizadas as comemorações em Frutal, com destaque para a Festa dos Marujos e Dia da Consciência Negra.
O grupo de marujo José Albino da Silva iniciou as celebrações com um café da manhã na Escola Vicente de Paula, seguido de danças, cantos e a tradicional batucada da marujada.
O grupo se dirigiu à Igreja de São Benedito, onde foi acolhida a imagem de São Benedito e, posteriormente, a imagem de Nossa Senhora do Rosário.
Após a cerimônia, o cortejo seguiu para a Igreja Matriz de Frutal, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, onde foi celebrada uma missa em homenagem ao Dia da Consciência Negra. A missa contou com a participação de toda a comitiva da marujada, que fez apresentações de danças e cânticos. As festividades se encerraram com um almoço para todos os participantes e presentes, comemorando a significativa data de forma cultural e espiritual.