Plantar árvores em uma propriedade rural, além de ajudar a preservar o meio ambiente e a restaurar a reserva legal da localidade, pode ser uma atividade bastante rentável e lucrativa.
Pelo menos foi isso o que mostrou Rodrigo Ciriello durante uma palestra realizada na noite da última terça-feira na sede da ACIF/CDL.
Ao longo do evento, que contou com a presença de dezenas de agricultores, Rodrigo, que é administrador de empresas e bacharel em comércio exterior, ressaltou que toda propriedade rural é obrigada por lei a ter uma área florestal.
“Então porque não usar essa área para diversificar a produção e unir proteção ambiental com um aumento na renda do agricultor”.
Para isso, o palestrante falou sobre a possibilidade de investir no plantio de espécies exóticas de árvores como eucalipto e mogno africano. “É possível com um investimento moderado fazer uma floresta de madeira tropical com grande valor agregado e como o ciclo dessa madeira é de 20, 40 anos essa atividade pode acabar se tornando uma espécie da aposentadoria verde para o produtor”. O professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Marcos Vinicius Siqueira, esteve presente ao evento e disse que a UEMG foi uma das parceiras da palestra. “Aliás, esse é o papel da universidade, quebrar essa barreira que às vezes existe e levar informação técnica de maneira mais coloquial e leve para a população”.
Já a secretária do produtor rural, Marina Vergilio, espera que novas parcerias resultem em mais palestras para os agricultores e pecuaristas frutalenses. “Esse tipo de ação é muito importante, pois ajuda o produtor a inovar e aumentar a renda e a produtividade. Por isso, o nosso desejo é que mais palestras como esta sejam realizadas em breve na nossa cidade”.