De forma inédita, o município de Conceição das Alagoas promoveu na última semana um mutirão para castração de cães e gatos. A ação aconteceu em parceria com a Convale, Câmara Municipal e Associação de Amigos dos Animais de Ruas (AMAR) e foram investidos mais de R$ 40 mil reais através de recurso próprio.
Ao todo, 309 animais foram castrados durante os três dias de mutirão com o castramóvel, uma média de 15 cirurgias por hora. A ação envolveu a mobilização de uma equipe de cerca de 10 profissionais que realizaram os procedimentos cirúrgicos e deram suporte no pós-cirúrgico.
De acordo com a engenheira ambiental de Prefeitura, Adriana Araújo, a ação traz inúmeros benefícios, inclusive, para os animais. “A priori nosso objetivo com a castração é diminuir a população de animais nas ruas, visto que é um problema recorrente em nosso município, mas também teremos a redução de doenças nos animais como, por exemplo, câncer de útero que causa enorme sofrimento às fêmeas”, explica.
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde foi a responsável pelas inscrições e garantiu que famílias de baixa renda tivessem prioridade no atendimento. Segundo dados da própria Subsecretaria, 100 animais da AMAR foram castrados e o restante foi destinado às famílias que adotaram animais abandonados, lar temporário ou que se encaixavam nos critérios pré-estabelecidos.
Uma das fundadoras da AMAR, Karla Tristão, destacou que a ação contribui diretamente no trabalho da Associação. “A população de animais de rua cresce assustadoramente em virtude do abandono, principalmente, de filhotes e a castração é a única forma de evitarmos que esses números continuem aumentando a ponto de não conseguirmos atender todos os animais”, pontua a voluntária.
A prefeita Ivaina Reis visitou o castramóvel, acompanhou o trabalho da equipe e reafirmou o compromisso de trabalhar pela causa animal. “Este é um problema que envolve toda a sociedade e não podemos ignorá-lo e vamos juntos, batalhar para que essa ação aconteça em outro momento para que mais animais sejam atendidos”, afirma.