27 de Agosto, 2025 17h08mAção Social

Projeto da UEMG leva informação para combater violência doméstica em Frutal

FRUTAL – A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Frutal, está promovendo uma importante iniciativa de combate à violência doméstica por meio da informação.

FRUTAL – A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Frutal, está promovendo uma importante iniciativa de combate à violência doméstica por meio da informação. Nesta terça-feira (26), o professor Fausy Vieira Salomão, docente de Direito Penal e Processo Penal, esteve no Hospital Frei Gabriel para distribuir uma cartilha informativa desenvolvida em um projeto de extensão universitária.

O material reúne informações práticas sobre a rede de apoio disponível para mulheres vítimas de violência doméstica, incluindo endereços, telefones e serviços oferecidos em Frutal. Um dos destaques é a Sala Lilás, instalada dentro do Hospital Frei Gabriel, que oferece acolhimento especializado, mas ainda pouco conhecida pela comunidade.

Segundo o professor, a iniciativa surgiu a partir de um mapeamento feito por alunos da disciplina de Criminologia, que identificaram a existência de serviços de excelência, mas com baixa visibilidade.

“Percebemos que esses órgãos existem e prestam um atendimento excelente, porém, infelizmente, a comunidade não sabe do seu funcionamento. No caso da violência doméstica, isso é um problema sério, porque a vítima, ao não conhecer a rede, acaba permanecendo no ciclo de violência. Quando ela sabe onde buscar, procura ajuda”, destacou Salomão.

Publicidade

A produção da cartilha contou com o bolsista Gabriel Cristovam da Silva e apoio estético do curso de Comunicação Social da UEMG, responsável pelo design. Já a impressão das primeiras mil unidades foi viabilizada com o apoio da OAB, das advogadas Isabella e Juliene e do SICREDI.

As distribuições iniciais ocorreram na recepção dos calouros da UEMG Frutal, em parceria com o Rotary Club, e também no distrito de Aparecida de Minas. A expectativa é ampliar o alcance do projeto por meio de novos apoios para a impressão de mais exemplares.

O trabalho integra o programa de extensão da UEMG, que tem como missão aproximar a universidade da comunidade, transformando conhecimento acadêmico em impacto social. Para o professor, cada cartilha entregue representa um passo importante na quebra do ciclo de violência.

Publicidade

Notícias relacionadas

MEGAOPERAÇÃO EXPÕE SUPERESQUEMA MILIONÁRIO EM FRUTAL — GARAGISTAS SÃO PRESOS E BENS BLOQUEADOS EM AÇÃO HISTÓRICA DA POLÍCIA CIVIL

A manhã desta quinta-feira (26) foi marcada por uma grande mobilização policial em Frutal, com a deflagração da operação “Mérito Reverso” , considerada uma das maiores já realizadas pela

27 de Novembro, 2025

Tradição e fé: Festa dos Marujos celebra Dia da Consciência Negra com cortejo e Missa Afro em Frutal

A tradicional Festa dos Marujos, um dos eventos culturais mais simbólicos de Frutal, tomou conta das ruas no último domingo com cores, música, devoção e ancestralidade.

25 de Novembro, 2025

Escola Municipal Gil Brasileiro da Silva encerra projeto “Semeando Leitura com a Turma da Mônica” com quatro meses de atividades educativas em Itapagipe

Após quatro meses de intenso trabalho pedagógico, criatividade e envolvimento da comunidade escolar, a Escola Municipal Gil Brasileiro da Silva concluiu, no dia 19 de novembro, a Semana de Educaçã

25 de Novembro, 2025